quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CARIDADE SOCIAL E A POPULAÇÃO DE RUA NO RIO DE JANEIRO

No dia 26 de Julho, onde celebramos o dia da Padroeira Sant'Ana, já é costume, no meio da quermesse, a "barraquinha de Pastel e empada", coordenada pelo Monsenhor Gustavo Auler, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, no Engenho de Dentro.
      O resultado dos trabalhos desta barraca, são revertidos para o trabalho com a população de rua, idealizado pelo Monsenhor Gustavo e seus paroquianos.
Em Março deste ano de 2014, Mons. Gustavo Auler  sugeriu ao conselho paroquial um gesto concreto para este Ano da Caridade. A
proposta foi à realização de um trabalho uma vez por semana, com pessoas em situação de rua.
 O Conselho concordou unanimemente, e desde o mês de Abril
todas as terças feiras, a Comunidade do Engenho de Dentro, tem realizado esta missão com nossos
irmãos e irmãs que vivem em situação de rua.
 Esta tarefa é realizada em equipe por agentes de pastoral da
própria paróquia e também de outras paróquias que colaboram com esta obra.
 Os nossos irmão e irmãs em situação de rua chegam à paróquia
antes mesmo do horário previsto de abertura, por volta das 7:30h da manhã. Ocorre primeiramente
na quadra um breve momento de oração de agradecimento pelo café da manhã. Depois é servido café com
leite e pão com manteiga. Após o café, eles são encaminhados a três grupos: o primeiro para o cadastro e higiene, onde recebem roupas limpas e tomam banho, participam do cadastro onde se tem um primeiro contato com eles individualmente. O segundo grupo fica na igreja para um momento de reflexão e partilha da Palavra de Deus na vida. O terceiro grupo fica numa sala onde ocorrem dinâmicas de grupos e momento de partilhas pessoais.
 Todos os que são atendidos passam pelos três grupos através de um revezamento. Por volta das 11:30h mais uma vez todos se reúnem na quadra para almoçar, encerrando-se as atividades.
 Alguns serviços complementares são oferecidos como uma pequena enfermaria para curativos, assistência jurídica por um advogado e a valiosa colaboração dos assistentes sociais para coordenar o cadastro e os encaminhamentos que se fazem necessários como: documentos, atendimento médico, casas de recuperação ou terapêuticas e quando possível uma ajuda para voltar às
famílias.  É um compromisso missionário de evangelização que é feito com a
vida nas ruas. Até o momento foram atendida, uma media de 70  a 80 pessoas em situação de rua por semana.
   Esse trabalho é coordenado e acompanhado diretamente pelo
pároco Mons. Gustavo Auler, que é  um exemplo de pessoa dedicada e empenhada no trabalho com os mais necessitados. É mantido pela generosidade dos paroquianos e por doações de outras
comunidades e pessoas que doam roupas, alimentos,  material de higiene pessoal (escova de dente, barbeador, pasta de dente, sabonete e toalhas de banho) e também material para curativos como gazes, mercúrios, esparadrapo, algodão, luvas e etc.
  As equipes de trabalhos desta obra são: acolhida, cozinha, cadastro, barbearia, enfermagem, separação e distribuição de roupas, banho, enfermagem, assistência jurídica, partilha da Palavra de Deus e dinâmica de grupo.
 No dia 19 de agosto, tivemos a grata alegria da visita do Bispo Auxiliar Dom Edson de Castro Homem, que participou ao longo do dia, de todo o trabalho. Visitou todos os grupos, conversou com as equipes e abençoo os alimentos oferecidos aos irmãos mais necessitados. Foi um
momento de profunda alegria tanto para os voluntários, como para os atendidos pela presença e
testemunho de um Bispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
 Quem quiser contribuir, visitar ou participar desta obra seja sempre bem vindo, todas as terças-feiras das 7:30h as 12h.
 A Paróquia fica na Av. Amaro Cavalcanti 1761 no Engenho de Dentro em frente à Estação de Trem. Tel: 2269-9595 ou 2595-4728.





























Colaboração: Wallace Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate