sábado, 15 de março de 2014

Padre Abdias faleceu...

Caríssimos irmão e irmãs!

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Padre Abdias Lopes da Silva que ocorreu na madrugada deste sábado no Hospital Quinta Dor.
Convidamos todos para seu velório a partir das 11h de hoje na Paróquia Santo Antônio dos Pobres (Centro-RJ), na Rua dos Inválidos, 42, no Centro da Cidade. Às 15h será a Missa de Exéquias presiddida por nosso Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta.

Padre Abdias foi ordenado sacerdote em 17/12/1972 em São Paulo. Ele se sentiu chamado ao sacerdócio quando tinha apenas 12 anos e ainda morava no Rio Grande do Norte, sua terra natal, e ajudava nas missas como coroinha.

Aos 18 anos, Padre Abdias serviu na Força Aérea Brasileira (FAB), onde concertava aviões nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial, porém seu desejo em ser padre era maior. E para isso ele não mediu esforços. Enfrentou a resistência de seus superiores na Aeronáutica até conseguir ir para o seminário e enfim se ordenar em 1972 na cidade de Marília, em São Paulo.

Depois disso, Padre Abdias veio para o Rio de Janeiro e não saiu mais daqui. Foi Pároco das Igrejas de Nossa Senhora do Rosário em Campo dos Afonsos, Santa Cecília em Brás de Pina e Santa Rita de Cássia no Centro. Além disso, ainda foi Capelão nas Capelas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, além do Hospital dos Servidores do Estado e da Ordem Terceira do Carmo. Tudo isso com o apoio do então Arcebispo do Rio, Dom Eugênio Sales.

Padre Abdias chegou na Paróquia de Santo Antônio dos Pobres em 1992 e de lá não saiu mais. Ele sempre elogiava a comunidade paroquial que sempre o apoiou, inclusive nos momentos mais difíceis da sua vida que foram esse últimos anos em que ficou internado algumas vezes devido a fragilidade da saúde. Mas nada disso foi capaz de pará-lo. Ele sempre contou desde seu começo na Paróquia com o apoio incansável do Wallace que desde pequeno o ajuda nas celebrações e em sua vida particular. Padre Abdias considera o Wallace como um verdadeiro filho que nunca pode ter devido ao sacerdócio.

No começo de 2007, Padre Abdias renunciou a Paróquia devido aos seus problemas de saúde que o impedia de participar mais ativamente das atividades da Paróquia. Mas nem por isso Padre Abdias deixou a Paróquia que ele tanto amava. Dom Eusébio na época o nomeou Pároco Emérito da Paróquia de Santo Antônio. Depois disso, Padre Adbias celebrava na Paróquia quando podia. Seu último aparecimento foi na reabertura da Igreja em maio de 2013.

Por tudo isso, o incansável Padre Abdias deixa um legado de fé, perseverança e resistência aos problemas de saúde que não foram poucos. Seus paroquianos agradecem pela sua existência e desejam que descanse em paz ao lado do nosso Deus Todo Poderoso.

OBRIGADO PADRE ABDIAS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate