domingo, 16 de março de 2014

Cardeal Dom Orani celebra as Exéquias de Padre Abdias

Era ainda madrugada do último sábado, 15 de março, quando recebemos a notícia que nosso querido Padre Abdias tinha partido para junto do Pai. Tão logo foi preparada a sua despedida na Igreja de Santo Antônio dos Pobres, no Centro. Tal despedida, não poderia ser em lugar melhor, pois Padre Abdias amava muito esta Igreja do qual foi Pároco de 1992 à 2007 e nos anos seguintes como Pároco Emérito.

Seu corpo chegou na Igreja às 11h e foi velado por seus paroquianos e amigos que com muita emoção se despediram do Padre Abdias. Homem que dedidou 41 anos de sua vida ao sacerdócio, era tão querido na Arquidiocese do Rio de Jabeiro que levou o Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta, os Bispos Auxiliares Dom Pedro Cunha e Dom Roque Costa Souza, além de 18 padres para sua Missa de Exéquias às 15h na mesma Igreja de Santo Antônio dos Pobres. Entre eles, haviam Vigários Episcopais, Párocos e Capelães de diversas comunidades. Em especial, as presenças dos últimos e atual Pároco que sucederam Padre Abdias: Padre Sérgio Marcos, Padre Eduardo Braga e Padre Antônio Augusto.


Em sua Homilia, Dom Orani traduziu com perfeição a vida dedicada à Igreja, de sua perseverança nos momentos difíceis de saúde e que quando não podia mais evangelizar nas Igrejas devido a sua impossibilidade de locomoção nos últimos meses, ele evangelizava dentro do hospital mostrando sua luta pela vida, fé e simplicidade.

Ao final da cerimônia, os Padres presentes se reuniram em volta do caixão que estava no centro da Igreja e Dom Orani fez a oração e encomendou o corpo. Em seguida, seus paroquianos carregaram o caixão para fora da Igreja e que sob muitos aplausos, Padre Abdias saiu pela última vez da sua tão amada Igreja de Santo Antônio dos Pobres.
Era por volta de 16:30h quando o sepultamento foi realizado na quadra dos Padres no Cemitério do Caju. Diante de seus amigos, Dom Roque Souza fez as últimas orações e a despedida final.


A Missa de Sétimo dia será no próximo sábado, 22 de março, às 9h na Igreja de Santo Antônio dos Pobres na Rua dos Inválidos, 42, Centro. 

Colaboração: Ariel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate