segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bento XVI ficou ligado na JMJ do Rio


O Papa Emérito Bento XVI acompanhou através da televisão e pela oração a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). A informação foi dada pelo secretário do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) Dom Josef Clemens ao L’Osservatore Romano. “Estou convencido de que não foi um espectador passivo, mas acompanhou a JMJ com a sua oração", disse.
Antes da viagem ao Brasil para o encontro com a juventude católica, o Papa Francisco pediu ao Sumo Pontífice Emérito que o acompanhasse pela oração durante sua primeira viagem apostólica.
Dom Clemens fez parte do séquito papal durante a viagem de Francisco ao Rio de Janeiro. De acordo com ele, o Sumo Pontífice expressou o seu compromisso com os jovens através das “suas ações, sua proximidade com as pessoas e espontaneidade e cordialidade de suas palavras e de seus gestos".
"É obvio, um Papa proveniente do continente pode compreender melhor as expectativas da grande maioria de jovens participantes. Foi uma coincidência providencial que um Pontífice proveniente da América Latina tenha presidido a segunda JMJ neste continente. A experiência pastoral do Papa Francisco permite entender a importância da proximidade humana e a riqueza dos símbolos utilizados em cada momento", disse.
Para o secretário do PCL, a imagem marcante da JMJ Rio2013 é a da multidão de jovens na orla da praia de Copacabana. Segundo o prelado, essa cena ficará marcada na sua memória.
Ainda de acordo com ele, os jovens superaram os resultados esperados, e "não me refiro somente aos números", mas também "à intensa participação interior e a visível alegria dos jovens, apesar das dificuldades provocadas pelo mau tempo", expressou.
Dom Clemens anunciou também que a Cruz e o ícone da JMJ passarão das mãos brasileiras às mãos polonesas no Domingo de Ramos de 2014, em Cracóvia (Polônia), sede da próxima JMJ 2016.
Com informações: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate