domingo, 12 de maio de 2013

Jovens libaneses se preparam para a JMJ


O Patriarca Maronita de Antioquia e de todo oriente, cardeal Bechara Boutros El’Rai, que está em viagem pastoral pela América Latina, visitou na última sexta-feira, dia 10, o Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado pelo Vigário Geral da Igreja Maronita no Líbano, Dom Paulo Sayah, pelo bispo maronita no Brasil Edgard Madi e pelo padre Toufic Bou Hadir, coordenador do Setor patriarcal para os Jovens maronitas.
“400 jovens se inscreveram conosco, mas aqui eu vi que há 458 libaneses inscritos. Isso significa que os outros 58 devem vir da diáspora libanesa. Fiquei muito feliz ao ver o Líbano, um país pequeno, com uma área de apenas 10.452 km², ter um número tão grande de inscrições. Os libaneses não têm as melhores condições financeiras, mas esses jovens têm economizado dinheiro pelos últimos três anos e têm preparado diversos projetos e eventos para que pudessem vir ao Rio de Janeiro”, afirmou padre Hadir, surpreso com o número de jovens libaneses inscritos como peregrinos na JMJ Rio2013.
Jovens libaneses estiveram presentes em todas as Jornadas Mundiais da Juventude. Padre Hadir disse estar maravilhado com o entusiasmo que esses encontros proporcionam à juventude, que sempre retorna para suas paróquias no Líbano contaminada com a “força da missão”. Além disso, ele declarou que a JMJ Rio2013 é especial para sua comunidade, tendo em vista que o Líbano foi convidado pelo papa emérito Bento XVI durante sua visita ao país a participar da jornada.
“Bento XVI disse que a juventude deste nosso pequeno país tem uma mensagem para todas as pessoas, uma mensagem de comunicação, encontro e bênção. É a mensagem do Oriente, onde estão as raízes do Cristianismo. O Oriente vive hoje um momento muito difícil de guerra e nós queremos mostrar que somos Igreja viva no Líbano. Por isso iremos ao belo país que é o Brasil, à cidade maravilhosa, para conhecer ótimas pessoas e encontrar muitos libaneses que moram aqui, de modo a realizarmos o pedido que o tema dessa jornada nos propõe: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’. Baseados nisso, preparamos nosso próprio lema: ‘Vá, Líbano!’. Vá ao encontro da juventude do mundo inteiro nesse lugar encantador”, declarou padre Hadir.
Durante a visita, o eparca, feliz com a oportunidade de visitar o local onde a JMJ Rio2013 está sendo organizada, destacou a importância da oração no processo de preparação deste grande encontro. “Estou muito feliz por rezar por todos vocês, para que a Jornada Mundial da Juventude seja maravilhosa e renda muitos frutos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate