sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jovens judeus, católicos e muçulmanos reunidos na JMJ Rio2013


Entre as atividades oficiais da JMJ Rio2013, um momento inédito na história das Jornadas: jovens judeus, católicos e muçulmanos unidos em um encontro no dia 21 de julho, na PUC do Rio de Janeiro. Cerca de 200 líderes das três principais religiões monoteístas do mundo estarão reunidos e apresentarão, além do perfil da sua religião, as ações concretas que têm seguido no caminho do diálogo inter-religioso.
O evento também contará com rodas de conversa entre os jovens líderes, onde serão motivados a pensarem ações concretas para melhorar a sociedade. Haverá ainda um vídeo sobre os esforços de diálogo em diversas partes do mundo, o contexto juvenil na sociedade e o engajamento da juventude em diversos aspectos. Uma apresentação cultural das religiões também está na programação. Já foi confirmada a participação do padre Fábio de Melo no evento.
A ideia de um encontro inter-religioso surgiu inspirada no grupo
que já se reúne mensalmente no Rio de Janeiro, onde muçulmanos, judeus e católicos avançam no respeito e entendimento mútuo no diálogo entre as religiões.
— No mundo, vemos grandes passos nessa direção, mesmo aqui no Brasil, e a Jornada é uma possibilidade de dar uma maior visibilidade a ações como estas, afirmou Padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013.
Evento ecumênico também está sendo preparado
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), junto do Comitê Organizador Local, está organizando um encontro para reunir jovens líderes das Igrejas Cristãs, para aproveitar a ocasião da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O evento vai ocorrer na semana da Jornada, na Catedral da Igreja Anglicana, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate