domingo, 26 de maio de 2013

Igreja de Santo Antônio dos Pobres está reaberta! Viva Santo Antônio!

Texto e Fotos: Ariel Carvalho.

O dia 26 de maio de 2013 ficará marcado na história da Igreja de Santo Antônio dos Pobres situada na Rua dos Inválidos, Centro do Rio de Janeiro. Após três anos e meio fechada por problemas estruturais causados por uma grande obra na região, o templo reabriu neste domingo com grande pompa e religiosidade.

Por volta das 9 horas, uma grande quantidade de pessoas já se encontrava na frente da Paróquia e aguardavam as portas serem abertas. Logo que abriram, a Igreja rapidamente ficou lotada. O organista Alexandre Rachid fez um breve concerto para marcar a reinauguração do órgão que foi totalmente reformado após quinze anos sem uso.

Às 10 horas, começou a Santa Missa com a Solenidade da Santíssima Trindade. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, entrou solenemente na Igreja juntamente com os Padres concelebrantes: Pároco Eduardo Braga (atual pároco), Padre Sérgio Marcos (pároco de 2007 a 2011 e capelão dos Bombeiros), Padre Abdias Lopes (pároco de 1992 a 2007), Padre José Laudares (Vigário Episcopal Urbano e pároco da Igreja de Sant’Ana), Padre Elisiário (capelão da Marinha), Padre Pedrinho (residente na Arquidiocese) e Frei Gilmar (Convento de Santo Antônio).

Algumas autoridades se fizeram presentes, tais como: Eduardo Paes (Prefeito do Município do Rio de Janeiro), Marta Rocha (Chefe da Polícia Civil), Nuno Bello e Ana Cristina (Cônsul e Consulesa de Portugal), entre outros. Vários membros da Irmandade de Santo Antônio dos Pobres estavam presentes, além do atual Provedor José Queiroga. Outras Paróquias da região se fizeram presentes, na qual uma grande quantidade de paroquianos da Capela do Menino Deus da Rua Riachuelo.

Logo no início, Padre Eduardo Braga fez um breve agradecimento aos presentes, sobretudo aqueles que ajudaram de alguma maneira nesse tempo difícil que a Paróquia viveu. Agradeceu aos Sacerdotes que ali estavam, mas especialmente a Dom Orani que fez questão de ir celebrar e aos antigos Párocos Sérgio e Abdias que era o mais emocionado e que mesmo com suas limitações físicas fez questão de estar presente nessa data tão especial.

No centro da Igreja, o piso da primitiva Capela todo iluminado chamava a atenção. Durante as escavações para a obra, foram encontrados azulejos da antiga Igreja em bom estado e após um minucioso trabalho arqueológico, decidiu-se deixa-los expostos e protegidos por vidros.

Na homilia, Dom Orani destacou os esforços de todos para recuperar a Igreja e destacou que essa data se faz em um momento bem próximo da Jornada Mundial da Juventude e que a Paróquia deverá receber vários peregrinos de todos os cantos do planeta. Convidou todos para participarem das festividades de Santo Antônio que já estão próximas com o mesmo fervor desse dia.

Ao final da cerimônia, o Prefeito Eduardo Paes lembrou que a Igreja de Santo Antônio dos Pobres é um patrimônio da cidade e uma das mais belas igrejas da região, entre tantas que existem e recebeu como lembrança uma pequena imagem de Santo Antônio. O Provedor José Queiroga também deixou seus agradecimentos e eram um dos mais emocionados.

Após a cerimônia, o Arcebispo, os Sacerdotes e a Irmandade inauguraram duas placas comemorativas no salão onde tem uma linda e grande imagem de Santo Antônio. Uma placa era sobre a reforma e reabertura da Igreja e a outra sobre        a recuperação do órgão.

Vários veículos de imprensa também estiveram presentes hoje e nos últimos dias para fazer cobertura, tais como: Jornal O Globo, Jornal Extra, Jornal do Brasil, Jornal O Dia, Jornal O Testemunho de Fé, Portugal em Foco, Estado de São Paulo, Rádio Catedral, Portal da Arquidiocese do Rio, Mundo Lusíada, TV Brasil, Rádio Tupi, Jornal da Carioca, Jornal Folha do Centro, a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, e outros veículos que ajudaram nesse trabalho de comunicação.

Álbum de Fotos:

Um comentário:

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate