sábado, 2 de fevereiro de 2013

Procissão da Luz no Santuário da Penha

No dia em que a Igreja celebra a Apresentação do Senhor e o Dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de fevereiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro juntamente com o Comitê Organizador Local da (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) vai realizar, a partir das 17h, na Concha Acústica do Santuário de Nossa Senhora da Penha, o “Caminho de Luz”, evento que tem o objetivo de fazer com que os fiéis vivenciem cada vez mais o Ano da Fé rumo à JMJ Rio2013.
O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Celebração Eucarística e a animação ficará por conta do Reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor e Diretor de Logística da JMJ Rio2013, Padre Omar Raposo, que será acompanhado pela banda Cristo Redentor.
— Celebrar o Ano da Fé é um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, nos orienta o Papa Bento XVI, destacou Padre Omar.
De acordo com uma das produtoras do evento, Josery Pantoja – que faz parte da equipe de Comunicação da JMJ Rio2013 –, os preparativos para o “Caminho de Luz” estão a todo vapor. Ela ressalta o caráter oracional que o evento terá e destaca a importância de se valorizar a tradição da Igreja, algo que será vivenciado por todos os participantes através do Lucernário – rito que era praticado ao anoitecer no templo, nas sinagogas e nas casas, e que os primeiros cristãos celebravam como símbolo de Cristo, pois o mesmo Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (João 8,12).
— Estamos trabalhando muito e pensando em cada detalhe do “Caminho de Luz”, pois ele é um evento que vai deixar marcado no coração dos cariocas a importância de se vivenciar com maior entusiasmo o Ano da Fé. (...) O que mais me chamou atenção é que esse evento segue um caminho oracional que pretende preparar as pessoas para um momento de reflexão e oração, além da procissão luminosa que não é uma simples procissão... Vamos retomar um tempo antigo, um rito que se fazia antigamente chamado lucernário, nele teremos a benção das velas, Dom Orani terá uma veste própria, entre outras coisas. É um rito muito bonito onde o povo carioca, a população do Rio de Janeiro e os voluntários da JMJ Rio2013 seguirão a Luz de Cristo – Círio Pascal – e ao acenderem suas velas iluminarão toda a cidade ressaltando a importância de celebrar dignamente o Ano da Fé, ressaltou Josery.
Segundo Michel Sousa, que também faz parte da produção o evento, haverá ainda momentos de oração, louvor e testemunhos sobre fé e sobre a importância de acolher um peregrino e ser um voluntário dentro da Jornada Mundial da Juventude.
— O Caminho de Luz será um evento que marca não só o Ano da Jornada Mundial da Juventude, mas também o Ano da Fé que nós já estamos vivenciando. Todos os fiéis da Arquidiocese do Rio estão convocados para juntamente com o nosso Arcebispo, Dom Orani, refletirem sobre o que estamos fazendo para fortalecer a nossa caminhada. Será um dia para todos, em especial, os jovens, refletirem na prática sobre a fé, disse Michel.
O Santuário de Nossa Senhora da Penha fica localizado no Largo da Penha, 19 – Penha.
PORTAL ARQ RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate