terça-feira, 8 de janeiro de 2013

São Sebastião na Ilha do Governador


Após abençoar o Hospital Federal de Bonsucesso, a Imagem Missionária de São Sebastião visitou a Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador. Na parte da tarde deste segundo dia de Trezena, foi preparada uma intensa programação pela região.

Na Paróquia Nossa Senhora do Loreto, o cortejo foi recebido pelos paroquianos com aplausos e cânticos ao Padroeiro. O Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, que também é Pároco local, Padre Alex Siqueira, acolheu a Imagem Peregrina afirmando que São Sebastião motiva os fiéis a serem missionários.

– É com muita alegria que acolhemos a Imagem, que vai ao encontro do povo durante essa trezena. São Sebastião vem nos inspirar a pertencer a Cristo. Ele é exemplo de paz, de fé e amor, disse.

Os fiéis rezaram o terço e no badalar dos sinos indicando o meio dia, Dom Orani iniciou a oração do Ângelus. O Arcebispo destacou a alegria de poder realizar a peregrinação pela Ilha do Governador e ressaltou a importância de rezar pelas famílias.

– Nós estamos vivenciando o segundo dia da Trezena de São Sebastião e bendizemos a Deus por nosso Santo Padroeiro. Essa imagem que caminha conosco é histórica porque recorda a imagem trazida por Estácio de Sá quando fundou a Capela de São Sebastião, na Praia Vermelha. (...) São Sebastião recorda a história do Rio de Janeiro em todas as suas épocas e momentos nos dando a oportunidade de conhecer seu espírito de coragem e ânimo, tornado-se para nós um grande exemplo. Neste momento do Ângelus temos a oportunidade de rezar numa igreja mariana, Nossa Senhora do Loreto, e recordamos justamente a vida de Maria em sua casa com Jesus e José. Sob a inspiração da Sagrada Família recordamos também que nossa Arquidiocese atende a todos no aspecto de valorizar a família no mundo de hoje sabendo superar as dificuldades marcando com esse testemunho nossa sociedade. Trazendo os jovens do mundo inteiro para o Rio com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) é importante ressaltarmos para eles os valores cristãos, dentre eles, o valor da família. Nessa paróquia que tem uma capela dedicada a São Sebastião nós pedimos por todas as famílias de nossa Arquidiocese, disse Dom Orani.

Nascida em Montanhas – município de Campina Grande –, na Paraíba, Maria do Socorro Anulino da Silva testemunhou que conheceu a Trezena de São Sebastião através do irmão, ouvinte da Rádio Catedral FM 106,7.

– Eu moro aqui há 12 anos e não sabia das atividades que a Igreja local realizava. Lá no Norte tem muitas procissões, festas, peregrinações e aqui eu não conhecia. A Trezena de São Sebastião é uma maravilha e pra mim é muito importante estar participando. É uma graça poder participar e receber a Imagem Peregrina em nossa Paróquia, afirmou.

Após a visita à Paróquia, a imagem do Jovem Discípulo de Cristo seguiu até a Capela de São Sebastião e São Pedro. Com a Igreja ornamentada nas cores do Santo Padroeiro, o cortejo foi recebido na localidade com muita alegria e louvores.

Dom Orani realizou a Celebração Missionária e refletiu sobre o sentido de servir a Cristo. O Arcebispo motivou os presentes a serem verdadeiros discípulos de Jesus, assim como São Sebastião.

– A cada dia somos chamados a viver a nossa fé conhecendo ainda mais a Cristo para testemunhá-lo. A imagem de São Sebastião vem aqui para confirmar a caminhada de vocês e dizer que continuem firmes e participando bem, levando a Palavra de Deus a todos os familiares e trazendo de volta para a Igreja, neste “Ano da Fé”, todos os católicos que estão afastados do aprofundamento da fé, exortou Dom Orani.

Acompanhe e veja mais fotos da Trezena de São Sebastião 2012 no Flickr do Portal da Arquidiocese.

* Fotos: Guilherme Silva

Portal ArqRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate