quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Padroeiro do Rio no terceiro dia da Trezena


Dando continuidade ao terceiro dia da Trezena de São Sebastião, a sede da Policia Militar do Rio de Janeiro acolheu, nesta quarta-feira, 9 de janeiro, a imagem missionária. Ao som da Banda da Policia Militar, o Padroeiro da Cidade foi recebido pelo capelão da PM, Padre Coronel Marcelo Paiva e pelo Comandante Geral, Coronel Erir Costa. A imagem missionária foi conduzida até a Igreja Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores onde Dom Orani João Tempesta, presidiu a Celebração Missionária.

— É uma alegria poder retornar a esta sede. (...) O exemplo de São Sebastião, o seu testemunho fiel ao Evangelho e a sua presença na nossa cidade são motivadores. Somos chamados a viver uma vida cristã. Esse ano, em especial, o tema da trezena convida a reflexão sobre a acolhida. A acolhida dos jovens na Jornada Mundial da Juventude, disse.

Para padre Marcelo Paiva, a presença de São Sebastião mais uma vez na Policia Militar serve como um incentivo para que os oficiais sigam o exemplo do jovem mártir e lutem pela paz.

— Essa recepção serve como exemplo para os nossos policiais, que travam uma luta diária pela paz no Rio de Janeiro, nesse esforço para implantar a paz. São Sebastião como um militar PE sem duvida um grande exemplo para todos os policiais católicos e cristãos do nosso estado, disse.

De lá, a imagem peregrina do Soldado fiel da Igreja foi recebida na sede da Secretaria de Segurança Pública, pelo Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Delegados, policiais e funcionários, também participaram deste momento de oração junto ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. 


Para o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Roque Costa Souza — que neste terceiro dia da trezena também acompanhou o cortejo— levar o testemunho de São Sebastião aos órgãos de segurança do Rio de Janeiro é muito importante:

— Com a peregrinação que fazemos com a imagem de São Sebastião, olhando o testemunho deste santo, devemos refletir e buscar seguir este exemplo e olhar para o outro não como alguém que eu tenho que competir, mas como alguém que eu tenho que amar, que interagir, que dialogar. Se tivermos essa percepção no nosso dia a dia, isto trará paz para o nosso trabalho, para as nossas vidas. Que São Sebastião seja um exemplo de coragem para as nossas vidas, pediu.

O Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, agradeceu a presença de São Sebastião no local:

— Ano passado já adotamos essa prática todos nos gostamos e nos sentimos protegidos com essa visita. É sempre uma inspiração para que continuemos a atingir as nossas metas que é trazer dias melhores para o rio de janeiro e para isso precisamos de muito trabalho, muita inteligência, muito esforço, mas, sobretudo de muita coragem e proteção, destacou.

Em seguida a imagem seguiu para o Carmelo de Santa Teresa onde permaneceu em vigília.


* Foto: Guilherme Silva
Portal ArqRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate