sábado, 17 de novembro de 2012

Investigação de mais de 30 supostos milagres atribuídos a Ozanam



O Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB//SSVP) está empenhado em fazer com que o milagre da canonização de Antonio Frederico Ozanam também seja brasileiro. Para isto, designou o padre Alexandre Nahass – assessor Espiritual – para acompanhar as notificações que chegam ao CNB. De 2009 até hoje foram mais de 30 casos, que estão sendo estudados. Eles são mantidos em segredo.
As análises feitas pelo padre Alexandre Nahass são embasadas na Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister, de 25 de janeiro de 1983. Dentre as diretrizes contidas no documento, pede-se a participação médica na comprovação de um milagre. “No caso do beato Ozanam, para provar a fama de mais um milagre para sua canonização, é de suma importância de que o(s) médico(s) que trataram o doente, quando se trata de curas prodigiosas, sejam tidos como testemunhas, sobretudo reconhecendo que a Medicina foi impotente na cura”.
Se o médico se negar a participar pessoalmente do processo, também é válida uma apresentação escrita, preferencialmente preparada sob juramento, para que as informações sejam inseridas nos autos. O assessor Espiritual do CNB ainda oferece mais uma opção. “(...) ou pelo menos se procure obter-se o seu (do médico) parecer, a submeter depois a exame. Portanto, o que deve ser observado principalmente é se a cura de determinada doença superou os limites humanos da Medicina”.
O tempo entre a comprovação de um milagre e a canonização de um santo não pode ser previsto. “Depende muito dos encaminhamentos feitos pela Comissão de Canonização e dos Postuladores da Causa e sua relação com a Congregação para as Causas dos Santos. Quanto mais agilidade nestas equipes, mas rápido será o Processo de canonização de Ozanam, caso seja comprovado mais um milagre”.

Você é ou conhece um miraculado?
Caso tenha respondido SIM, encaminhe um relato para a assessoria Espiritual do CNB. Endereço: Rua Riachuelo, 75, centro – Rio de Janeiro (RJ). CEP 202030-010.
Padre Alexandre Nahass explica. “Ao recebermos a correspondência, fazemos um contato e agendamos uma visita, analisando a situação mais de perto, para depois encaminharmos ao Comitê de Postulação de Causa, onde temos contado com um grande apoio da Congregação da Missão (CM), por meio dos padres Giuseppe Guerra (CM), que trabalhou alguns anos durante o processo de beatificação de Ozanam e com o padre Luigi Mezzadri (CM).

Fonte: SSVP Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate