domingo, 14 de outubro de 2012

Arcebispo do RJ abre o Ano da Fé


O Ano da Fé, que foi oficialmente aberto pelo Papa Bento XVI em Roma na última quinta-feira, dia 11, e no Brasil na última sexta, dia 12, teve também um marco oficial na Igreja do Rio de Janeiro na manhã deste sábado, 13 de outubro, quando o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa Solene, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, e instituiu as Paróquias da Arquidiocese – estabelecidas em cada Vicariato –, onde os fiéis poderão obter Indulgência Plenária.

Transmitida ao vivo pela WebTV Redentor, Rede Vida de Televisão e Rádio Catedral FM 106,7, a Celebração Eucarística foi concelebrada pelos Bispos Auxiliares, Vigários Episcopais e sacerdotes da Arquidiocese. Diáconos, seminaristas, religiosos, jovens das diversas expressões de juventude da Arquidiocese, fiéis e turistas também participaram da Missa, colocando no Altar do Senhor o desejo de fortalecer, testemunhar e transmitir a Fé neste Ano proclamado pelo Santo Padre.

— Com esta celebração, abrimos oficialmente o Ano da Fé em nossa Arquidiocese e, ao mesmo tempo, comemoramos os 50 anos do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Que possamos aproveitar e viver intensamente esse belo momento da nossa Igreja, para renovar em nossa vida esse dom de Deus que é a nossa fé, exortou Dom Orani.

Durante a homilia, o Arcebispo afirmou que a Igreja vive um momento histórico e que o Papa Bento XVI pede para que os fiéis aprofundem cada vez mais a sua fé, nesta época em que o mundo passa por tantas transformações.

— Nos últimos 50 anos, muitas coisas mudaram na história e somos convidados a vivermos permanentemente em estado de missão, como discípulos de Jesus, encontrando novas maneiras de anunciar a fé e avançando para águas mais profundas. Diante de todo o trabalho que Deus nos pede nessa transformação social, cultural e religiosa, o Papa nos orienta e nos direciona a encontrar no coração de cada fiel, de cada cristão, o aprofundamento da fé. (...) Cabe a nós, durante este Ano da Fé, termos cada vez mais um encontro com o Senhor e sermos seus anunciadores. Para isso, convocamos toda a nossa Arquidiocese para que, a partir de agora, possa aprofundar a fé com estudos. Cada mês teremos temas para formações em momentos propícios nas paróquias, capelas e mídias sociais, com o objetivo de aprofundarmos alguns aspectos da nossa fé, ressaltou.

Ao iniciar solenemente o Ano da Fé na Arquidiocese do Rio, Dom Orani, logo após a homilia, convidou todos os presentes a reafirmarem publicamente sua Fé, proclamando em quê e em quem crêem. No final da celebração, o Arcebispo entregou aos jovens do Setor Juventude da Arquidiocese – que representam todas as pastorais, movimentos e novas comunidades que trabalham incentivando a juventude do Rio de Janeiro –, exemplares do YouCat – Catecismo Jovem. No momento da entrega, o responsável pelo Setor Juventude, Padre Renato Martins, discursou e agradeceu a “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) pela doação de 8 mil exemplares do YOUCAT, que serão distribuídos para os jovens no próximo domingo, 21 de outubro, no Dia Nacional da Juventude (DNJ), no Parque Madureira. O Sacerdote leu ainda um trecho da mensagem escrita pelo Santo Padre na apresentação do Catecismo:

“Peço-vos, portanto: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”, exortou o Santo Padre.

Finalizando a Missa, o Bispo Auxiliar Dom Pedro Cunha leu o decreto que estabelece as Igrejas da Arquidiocese que serão locais de peregrinação, romaria e onde serão dadas as indulgências. Os fiéis que desejarem obtê-las devem procurar as Paróquias estabelecidas em cada vicariato.

Vicariato Norte
Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.

Vicariato Oeste
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Realengo.
Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Recreio.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.

Vicariato Sul
Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado.
Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Vicariato JacarepaguáParóquia Nossa Senhora do Loreto, na Freguesia.

Vicariato Suburbano
Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire.

Vicariato LeopoldinaSantuário de Nossa Senhora da Penha de França, na Penha.

Vicariato UrbanoCatedral Metropolitana de São Sebastião, Centro.
Igreja de Sant’Ana, Centro.

Os fiéis poderão lucrar as indulgências ao cumprirem as condições habituais de confissão sacramental, comunhão eucarística, oração pelas intenções do Papa, rezar um Pai Nosso, Ave Maria, Credo, acrescentando outras invocações em honra à Santíssima Virgem. É possível receber as indulgências nos locais determinados, sempre que houver celebrações especiais a serem programadas ao longo do Ano da Fé.

* Fotos: Fátima Lima
PORTAL DA ARQUIDIOCESE DO RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate