sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Seminário São José festeja 273 anos


Na última quarta-feira, 5 de setembro, o Seminário Arquidiocesano de São José completou 273 anos de existência, reafirmando o seu compromisso com a formação de novos sacerdotes. Uma Missa em Ação de Graças foi presidida pelo Reitor Interino, Padre Leandro Câmara, na Capela dedicada a Cristo Sumo e Eterno Sacerdote, na sede do Seminário, localizado no Rio Comprido.

O Vice-Reitor do Seminário de São José, Padre Thiago de Carvalho Humelino, o Reitor do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, Padre Leandro Lênin, e alguns sacerdotes formadores concelebraram a Eucaristia, que contou também com os serviços de diversos diáconos e com a presença dos 118 seminaristas, que atualmente estudam no Seminário, dentre eles: 11 de Nova Friburgo, 3 de Itabuna, na Bahia, e 1 de Rubiataba, em Goiás.

O Reitor Interino do Seminário, Padre Leandro Câmara, ressaltou a importância e o significado de celebrar os 273 anos da Instituição, que é o primeiro Seminário Diocesano do Brasil, e que, além disso, é responsável pela formação de muitos sacerdotes, bispos, homens santos – alguns conhecidos e outros não –, e que teve seu corpo docente composto por muitas pessoas que dedicaram sua vida na condição de formadores dos futuros sacerdotes.

— Celebrar os 273 anos do Seminário São José significa reconhecer, na história do Seminário, na história dessa casa que forma sacerdotes, a Providência Divina, a fidelidade de Deus, que sempre acompanha aqueles que ele vocaciona. Significa também entregar a vida de todos aqueles que se encontram em período de discernimento, em preparação para o sacerdócio, e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro e dar os passos que precisamos dar para fazer cada vez mais uma promoção vocacional mais eficaz de modo que, pelo nosso testemunho, nós possamos tocar os corações dos nossos jovens e fazer com que eles despertem para esse discernimento acerca da vontade de Deus para suas vidas, afirmou.

Em preparação para a Festa de Nossa Senhora da Penha – realizada em outubro –, a Imagem Peregrina da Santa foi levada para o Seminário de São José, no último sábado, dia 1º de setembro, e permanecerá junto aos seminaristas até o próximo domingo, dia 8, quando partirá para outra comunidade paroquial.

— Nós tivemos a graça de receber em nosso Seminário, neste ano, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha e, neste sentido, podemos perceber o carinho de Deus por nós e pelos que Ele nos envia em missão. Hoje, nós celebramos 273 anos de Seminário e, ao celebrarmos este aniversário, fiquemos atentos para conservarmos e guardarmos a aliança que o Senhor fez conosco e que pela qual fomos atraídos por Ele. (...) Que Nossa Senhora da Penha abençoe todos os seminaristas, exortou Padre Leandro Câmara durante a homilia.

Ordenado em 6 de agosto de 2011 e recém nomeado Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, Padre Thiago de Carvalho Humelino, também destacou a alegria e o entusiasmo que esta escola de sacerdotes tem em continuar formando novos padres.

— Para nós, com certeza, é uma alegria muito grande comemorar os 273 anos do Seminário, tendo em vista que ele é o primeiro Seminário Diocesano do Brasil e que é o pioneiro do trabalho e da formação dos sacerdotes aqui no país. O Seminário tem uma tradição enorme, nomes pelo Brasil inteiro... Quantos sacerdotes, missionários e até bispos saíram daqui.... Então, para nós, sem dúvida, é um momento de muita alegria e de bendizer o Senhor por tudo o que ele realizou e continua realizando, concluiu Padre Thiago.

* Fotos: Seminarista Nilton Ferreira e Portal da Arquidiocese do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate