domingo, 11 de março de 2012

São Basílio, no Centro, recebe melhorias

O local que hoje encontra-se a Igreja Melquita de São Basílio foi doado por Philippe Gebara e teve a Igreja construída e aberta em 1940. Tal Igreja tornou-se a primeira melquita do Brasil. Em 1946, o então Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, elevou a Igreja à condição de Paróquia.

A Paróquia de São Basílio já hospedou o Patriarca Melquita Máximo IV em sua visita ao Brasil em 1955 e mais recentemente em 2010 o Patriarca Gregorios III. Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio celebrou no Domingo de Ramos em 2009 em visita à Igreja.

Gregorios III em visita em 2010
O atual pároco da Igreja é o Monsenhor George Khoury que inclusive já foi capelão da Capela do Menino Deus de 2005 a 2009.


Desde que chegou à Igreja há quase dez anos, Padre George organizou melhorias no templo que encontrava-se deteriorado pelo tempo e que quase não havia manutenção. Logo, conseguiu  com a ajuda da comunidade a pintura interna e externa e a limpeza do piso da Igreja. Mas, nos últimos dois anos, as melhorias foram mais intensas com a limpeza do mármore, restauração de todo presbitério, do coro, lustres, sacristia e da casa paroquial.


Instalação do ar-condicionado
Recentemente, três ar-condicionados foram instalados e uma porta de vidro colocada na entrada da Igreja. Refletores iluminam a fachada de noite chamando a atenção de quem passa pela rua.


Outra alegria, foi a restauração do sino na torre da Igreja que data de 1950 e contêm belíssimas imagens gravadas em auto relevo. O sino da Igreja estava abandonado não se sabe a quantos anos e depois de restaurado ele toca de hora em hora.


Sino após restauração
Outra novidade que está chegando na próxima quarta-feira, 14 de março, é a estréia da Web TV e Web rádio da Paróquia. Uma câmera que gira 360 graus foi instalada no alto da Igreja e transmitirá as celebrações ao vivo pelo novo site da Igreja que entrará no ar no mesmo dia.


Padre George celebra Missa de segunda à sexta as 12:30h e aos domingos às 11h no Rito Melquita e às 17h no Rito Latino. O endereço é na Rua República do Líbano, 17 e fica situada entre a Praça Tiradentes e Campo de Santana no Centro do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate