segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Exposição na Igreja da Tijuca comemora aniversário do RJ

A Igreja de São Sebastião, na Tijuca, preparou uma programação especial para o aniversário da Cidade Maravilhosa. A Igreja — que guarda três relíquias históricas da cidade: a pedra fundamental que deu origem ao Rio de Janeiro, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem do Santo Padroeiro que teria sido trazida pelo próprio Estácio de Sá para a fundação da cidade — realizará de 27 de fevereiro a 1º de março um resgate da memória da Cidade.
Confira a programação:

27/02 - segunda-feira
19h: Missa por Estácio de Sá e abertura da exposição de fotografias dentro da Igreja (imagens desde o morro do Castelo);

28/02 - terça-feira
18h: Missa
20h: Hora Santa da Gratidão. Momento Cívico com a presença de autoridades municipais;

29/02 - quarta-feira
18h: Missa
20h: Conferência sobre "O Rio de Janeiro e Estácio de Sá", pelo historiador e especialista em História do Rio de Janeiro, professor Júlio de Albuquerque Calazans Maia;

01/03 - quinta-feira
18h: Missa
19h: Distribuição de bolo e  presença de cantores da antiga RADIO NACIONAL. "O Rio cantado em versos e Músicas". Apresentação de: Osmar Frazão, locutor da Radio Nacional e participação de: Bráz do Acordeon, Regional de Devi Cruz, João Roberto Kelly, Roberto Paiva, AdemildeFonseca, Ronaldinho do Cavaquinho, Eimar Fonseca, Ataulfo Alves Junior, Jairo Aguiar, Alberto Gimo, Klaudir Alves.

Tríduo histórico
A importância histórica da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos reside no fato de que desde 1842, os frades são os guardiões das relíquias da cidade do Rio de Janeiro.

São encontrados sinais da fundação desde a entrada da Igreja. Logo na fachada está retratado um mural da chegada de Estácio de Sá no momento da fundação da cidade. Dentro da igreja há um vitral lembrando a Batalha das Canoas e os restos mortais do fundador.

Também a imagem que chegou junto com os portugueses, em 1565, está sob a guarda dos frades.

Vale ressaltar que a imagem peregrina de São Sebastião, que percorre a cidade, é uma réplica da imagem histórica.
A Igreja fica à Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca.

ARQ RIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate