segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

70 mil foliões de Cristo invadem ruas do Centro do Rio


O “Folia com Cristo”, maior bloco de carnaval católico do Brasil, cada vez faz mais sucesso. Em sua quinta edição, no último domingo, 5 de fevereiro, aproximadamente 70 mil foliões se divertiram e testemunharam Cristo no clima do carnaval. Na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, sob sol de 40 graus, católicos juntaram a fé com a cultura carioca em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013).

Antes dos shows, os fiéis participaram da Santa Missa, no Campo de Santana, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo Bispo Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto Duarte, e ainda por diversos sacerdotes.

Durante a homilia, Dom Orani ressaltou que a Celebração Eucarística do dia trazia dois aspectos importantes para ser refletido.

— Somos chamados a viver conforme a Palavra nos indica, buscando a santidade. Hoje, vocês estão aqui para um momento de muita alegria e compromisso, pois somos chamados a manifestar a nossa fé ao mundo. De um lado somos destinatários desse amor de Deus e, do outro, temos o compromisso de ir ao encontro dos irmãos e irmãs para anunciar esse Deus misericordioso, afirmou Dom Orani.

O Arcebispo também lembrou que todas as intenções e orações do “Folia com Cristo” no ano de 2011 estavam voltadas à candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude.
— No ano passado quando nós estávamos também nessa mesma ocasião tínhamos uma promessa e um pedido de termos o Rio de Janeiro como a sede da Jornada Mundial da Juventude. Quem participou se recorda que nós falamos dessa importância de estarmos rezando nessa intenção e agora que já é uma realidade queremos fazer desse momento um grande agradecimento a Deus de sermos os escolhidos pelo Santo Padre para sediarmos aqui no Rio a JMJ em julho de 2013, disse.

Já para o Bispo Animador da Pastoral da Juventude, Dom Antonio Augusto, o Folia com Cristo é um evento onde a Igreja pretende proporcionar aos jovens uma alegria saudável acolhendo também todos os anseios e diversões que são próprios da juventude.

— Nessa época do carnaval encontrar-se com os jovens querendo celebrar essa festa, que é tradicional no Brasil, começando com a Eucaristia e levando a fé como principal motivo do Folia com Cristo é realmente um sinal de esperança e de que a nossa juventude quer uma alegria saudável. É isso que a Igreja no Rio de Janeiro, através deste evento, quer proporcionar a eles e, principalmente, eles querem mostrar que podem compartilhar seus anseios, suas diversões e suas alegrias com fé, logo, é uma combinação do desejo da Igreja de estar com os jovens alegres e os jovens querendo estar com a Igreja mostrando a sua fé através da alegria, ressaltou Dom Antonio.

A primeira atração a se apresentar foi à cantora Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova. Logo após, o cantor Márcio Pacheco animou os foliões que louvaram a Deus e se divertiram ao ritmo da música baiana. Vestidos com abadás, que no evento ganharam o nome de abáDeus, os presentes mostraram que não era preciso álcool e nem drogas para curtir o carnaval.

Segundo o Diácono Júlio Cesar da Silva Santos, provisionado na comunidade que organiza o evento – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, na Taquara – o Folia com Cristo não é um bloco qualquer, mas a própria Igreja de Jesus Cristo que se mobiliza para evangelizar.

— O Folia com Cristo é um momento de demonstrar ao mundo que ser católico é muito além do que muitos falam. Ser católico é ter a alegria do Senhor Jesus Ressuscitado e a Folia com Cristo vem mostrar que o cristão pode ser feliz sem nada disso que o mundo nos oferece como bebidas e drogas, por exemplo. O Folia com Cristo é um momento de evangelização e alegria em que a cidade do Rio de Janeiro pára para ver a Igreja Católica passar não mais um bloco qualquer, mas a própria Igreja do Senhor que se mobiliza frente à uma juventude que tem sede de Deus, destacou Diácono Júlio.

Atração que não pode faltar no Folia com Cristo, pela quinta vez a cantora Maris Machado se apresentou no evento e emocionou os foliões. A cantora testemunhou que há quatro meses atrás teve um acidente vascular cerebral (AVC) e não sabia se poderia voltar a subir no trio. Maris ressaltou a todos os presentes que foi através da fé e pelo poder da oração que recebeu a graça de Deus de estar mais uma vez alegrando os foliões.

A grande atração do “Folia com Cristo” este ano foi a cantora Jake que animou os foliões com sucessos como: “Pó pará com pó”, “Pressão” e “Bom é louvar”, além de outras canções no ritmo do axé.

— Esse é um evento em que a gente pode mostrar o jeito de ser do jovem católico, oportunidade de mostrarmos a nossa alegria na santidade. Vivemos um carnaval santo, partilhando, pulando e brincando com as nossas músicas que não ofendem ninguém e só trazem alegria, além de incentivar os jovens em sua vida pessoal, disse a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (PJ), Juliana Fernandes.

— É a primeira vez que eu venho ao Folia com Cristo e está valendo a pena participar, pois está bem animado. Acho interessante essa iniciativa da Igreja e ela deve continuar realizando esse evento sempre buscando manter essa proximidade e esse contato com a juventude, ressaltou o psicólogo Rodrigo Gusmão.

— Esse evento é uma benção. É uma obra muito grande e só o Espírito Santo mesmo para realizar esse momento nas nossas vidas e nos nossos corações. Nem tenho como explicar o que significa ver tantos jovens aqui nesse bloco com Jesus, verdadeiramente é uma benção, afirmou Simone Lima, da Comunidade Bom Pastor, em Copacabana.

Foliões de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias e Petrópolis também participaram do Folia com Cristo que já faz parte do Calendário Arquidiocesano e deu as boas vindas ao carnaval 2012.

*Fotos: Carlos Moioli



Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. Onde ja se viu , folia com Cristo, neste tempo onde o pecado sobe como foguete ,bispos e padres deviam convocar os fiéis a fazerem penitencia,jejuns , orações diante do Santissímo em desagravo ao coração de Jesus que nesta época é crucificado mais uma vez,pois nestes dias esquecem completamente de Deus e só pensam em sí mesmo...P}Bispos ,Padres, Jesus está voltando ele vai pedir contas das ovelhas perdidas, acaso vós estais preoculpados com isso?
    Chega de profanações, chega de ferir o coração do nosso Amado Jesus!

    ResponderExcluir

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate