domingo, 15 de janeiro de 2012

Achados históricos na restauração da Igreja Santo Antônio dos Pobres

Em visita à Paróquia de Santo Antônio dos Pobres situada na Rua dos Inválidos no Centro Rio, encontramos a Igreja com obras em andamento, após dois anos completados em dezembro de 2011 fechada por problemas estruturais causados supostamente por grandes obras ao redor da Igreja.

O provedor da Irmandade da Paróquia, José Queiroga, contou-nos com grande entusiasmo sobre as descobertas feitas no interior da Igreja, Nas escavações realizadas para reforçar o terreno, foi encontrado o piso da primitiva Igreja construída no local em 1811. Pouco mais de um metro abaixo do piso atual, os antigos azulejos oriundos da Holanda estavam escondidos e intactos a mais de 70 anos desde quando foi erguido o atual templo. O provedor contou sobre o projeto de deixar o antigo piso em exposição, através de vidros que serão instalados em forma de cruz no centro da Igreja.

Ainda sem os vitrais do lado esquerdo que foram danificados e que estão sendo reformados, o telhado da Igreja está sendo reformado também para conter algumas infiltrações que vinha sofrendo com as chuvas, além da limpeza total da fachada externa.

O Pároco da Paróquia, Padre Eduardo Henrique Braga, diz que a reinauguração da Igreja está prevista para acontecer até os festejos de Santo Antônio em junho de 2012 e poderá contar com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta e dos dois últimos párocos do local: Padre Abdias Lopes e Padre Sérgio Marcos.

A reforma não acontece somente no templo material, mas também no espiritual. Prova disso, é o desejo de voltar depois de muitos anos com a Pastoral da Juventude que contará com o apoio dos jovens da Capela do Menino Deus, vinculada à Paróquia Santo Antônio.

Enquanto isso, a comunidade continua firme no compromisso religioso atuando em diversas pastorais que não foram interrompidas com a interdição da Igreja e nas celebrações que são realizadas diariamente  no número 37 da Rua dos Inválidos de segunda à sábado as 7:30h e domingo às 7h, 8:30h, 10h e 18h.

Para quem quiser conhecer mais sobre a história da Igreja de Santo Antônio dos Pobres, pode acessar o link http://capeladomeninodeus.blogspot.com/p/paroquia.html.


Colaboração: Ariel Carvalho - Pascom Menino Deus.

4 comentários:

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Ariel, "nosso" blog está fantástico!
    Sempre que quero saber notícias da Igreja do Rio venho aqui e as encontro muito bem atualizadas.
    Segue em frente, o caminho é esse!´
    Ir. Agraziato (Flávio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Flávio! Continue sempre conosco!

      Excluir

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate