domingo, 25 de dezembro de 2011

Celebrações do Natal marcam festa do padroeiro na Capela do Menino Deus

Padre Eduardo Henrique Braga celebrou Missa Solene as 19 horas no sábado, dia 24, na Capela do Menino Deus no Centro do Rio. A comunidade lotou a pequena Igreja para comemorar mais uma vez o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

No hino de louvor, ao som de "Glória a Deus nas alturas", a pequena Rafaela entrou com a imagem do Menino Jesus e a colocou na manjedoura preparada no presépio.

Na homilia, Padre Eduardo contou um pouco da tradição da Missa do Galo que começou a ser celebrada por volta do século III e tem essa denominação devido a comunidade cristã de Jerusalém que seguia para Belém para participar da celebração de Natal que se iniciava no primeiro canto do galo, mencionado por Jesus na traição de Pedro. Desde então, o galo passou a simbolizar a vigilância, fidelidade e o testemunho cristão e Missa da vigília natalina passou a ser conhecida como Missa do Galo. Atualmente, a tradição é conservado em muitos lugarem no mundo e a celebração se inicia a meia-noite, porém por causa de diversos fatores, muitas Igrejas antecipam o início da celebração.

O sacerdote também lembrou o real significado do Natal. Hoje, muitas pessoas não sabem ou não se interessam pelo motivo maior da festa que é celebrar o nascimento de Jesus. Enquanto estamos celebrando na Igreja a Missa de Natal, muitas pessoas estão correndo em shoppings, lojas e mercados para comprarem os últimos presentes e comidas para confraternizarem, mas se esquecem de montar o presépio em sua casa, ir na Igreja para celebrar o nascimento de Cristo e mostram fartura numa festa que nasceu da simplicidade.

A imagem do presépio, o Menino Jesus deitado na manjedoura sob os olhares de Maria e José significam para nós, cristãos, que a felicidade não está na fartura, na riqueza material e nem ambição descabida, mas na simplicidade e respeito que temos que ter com Aquele que veio para o mundo para nos salvar.

Ao final da cerimônia, num gesto de adoração, toda a comunidade se reuniu ao redor do presépio e fez suas orações diante da imagem do Menino Jesus cantando "Oh Vinde Adoremos".

As festividades do padroeiro encerraram-se no domingo, dia 25, quando Padre Eduardo celebrou Missas Solenes as 8h e 9h na manhã de Natal.


* COLABORAÇÃO : Ariel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate