domingo, 23 de outubro de 2011

Reformas nas Igrejas do Centro do Rio

Nossa Senhora do Carmo da Lapa
Nas últimas semanas iniciaram obras de restauração das Igrejas de Santa Luzia e Nossa Senhora do Carmo da Lapa no Centro do Rio. Já algum tempo, os templos católicos apresentaram problemas estruturais e precisavam de reparos. As reformas porém, deverão demorar bastante visto a complexidade e o cuidado com que deverão serem feitas, pois tratam-se de bens tombados e de preservação rico de história e cultura para os cariocas.
Igreja de Santa Luzia
Convento de Santo Antônio
Outras igrejas já vem passando por reforma a mais de um ano como é o caso do Convento de Santo Antônio no Largo da Carioca, do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé na Av. Passsos e Santo Antônio dos Pobres na Rua dos Inválidos. Todas elas são obras grandes e demoradas para que o resultado final seja o mais belo possível. A Igreja se Santa Rita vem passando a alguns meses por algumas pequenas reformas, mas em menor escala que as anteriores. A de Nossa Senhora do Monte do Carmo tive a informação que em breve entrará em reforma.

N.S. de Bonsucesso
Outras Igrejas como Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e Convento de Santa Teresa passaram por restauração a pouco tempo e encontram-se deslumbrantes com toda as suas pompas. Outas Igrejas que merecem elogios devido restaurações nos últimos anos que foram concluídas antes das citadas anteriormente são: Catedral de São Sebastião na Av. Chile, Nossa Senhora do Terço na Av. Passos, Santana na Praça XI, Santa Cruz dos Militares e São José na Primeiro de Março, Candelária na Presidente Vargas, Capela do Hospital do Carmo na Rua do Riachuelo, Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores na Rua do Ouvidor, Nossa Senhora Mãe dos Homens na Rua da Alfândega, Mosteiro de São Bento na Rua Dom Gerardo, São Basílio na Rua República do Líbano, São Francisco da Penitência no Largo da Carioca, Nossa Senhora do Bonsucesso na Praça XV, Nossa Senhora do Parto na Rua Rodrigo Silva,  e Nossa Senhora de Fátima na Rua do Riachuelo.

N.S. Lampadosa
Além de todas essas já citadas, as Igrejas de São Gonçalo e São Jorge no Campo de Santana,  Santa Efigênia e Santo Elesbão na Alfândega, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na Uruguaiana, São Crispim e São Crispiniano na Rua Carlos Sampaio, Nossa Senhora da Boa Morte na Rua do Rosário, Nossa Senhora Lampadosa na Av. Passos, São Francisco de Paula no Largo São Francisco e Capela do Menino Deus na Rua do Riachuelo, creio eu, deverão passar por alguma restauração nos próximos anos.

Confira nossa reportagem feita em fevereiro deste ano sobre as obras nas igrejas do Centro do Rio: http://capeladomeninodeus.blogspot.com/2011/02/igrejas-em-reforma-no-centro-do-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate