domingo, 30 de outubro de 2011

Procissão encerra festa dos santos Crispim e Crispiniano

No último domingo, 30 de outubro, as 18h, a Venerável Irmandade dos Mártires São Crispim e São Crispiniano juntamente com toda a comunidade saiu em procissão pelas ruas do Centro do Rio marcando o último dia das festividades aos santos padroeiros. Pouco antes, foi encenada pelo Grupo Jovem da Igreja, a vida dos irmãos de origem romana que passavam seus dias anunciando o evangelho de Cristo entre seu povo e a noite no ofício de sapateiro. Crispim e Crispiniano foram perseguidos, presos, torturados e mortos em virtude da fé cristã que carregavam.

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, a Banda Portugal esteve presente para abrilhantar a procissão que saiu da igreja na Rua Carlos Sampaio, percorreu o Bairro de Fátima e as Ruas do Riachuelo, Inválidos, Resende, Ubaldino, Mém de Sá e Tadeu Kosciusko. A procissão parou por dois momentos: na Capela Nossa Senhora de Fátima onde foram proclamados cânticos marianos e no Hospital do Câncer na Praça Cruz Vermelha onde os fiéis ficaram parados com as mãos estendidas em direção ao hospital e cantando músicas de cura.

Nem a chuva que ameaçou cair e o forte vento desanimaram a caminhada dos fiéis. Muitos deles frequentam outras comunidades próximas como Nossa Senhora de Fátima, Menino Deus, Santo Antônio e Santa Teresa. Três veículos levavam as imagens em procissão. O primeiro de São Frei Galvão, o segundo de Nossa Senhora de Fátima, e o último dos santos padroeiros.
No retorno à Igreja, foi celebrada pelo capelão da Irmandade, Padre Luís Roberto, a Missa de Encerramento dos Festejos. Em sua homilia, Padre Luís lembrou a trajetória na vida dos santos, agradeceu a visita do Bispo Auxiliar Dom Nelson Francelino no último dia 25, e agradeceu a toda comunidade e em especial todos aqueles que colaboraram ativamente dos festejos dos santos Crispim e Crispiniano.


Colaboração: Ariel Carvalho e Crislane Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate