domingo, 21 de agosto de 2011

Papa confirma o Rio como próxima sede da JMJ



Após a missa de envio da juventude em Cuatro Vientos, o Papa Bento XVI anunciou que a próxima Jornada mundial da Juventude será no Rio de Janeiro, em 2013.
- Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira, desejou.

Os jovens do Brasil, em particular, receberam a notícia com muita alegria e emoção e, com suas atitudes, já demonstraram o desejo de acolher outros rapazes e moças do mundo inteiro na Cidade Maravilhosa.
Juventude mundial na expectativa do último encontro com o Papa em Madri
Chegara o grande dia. Um misto de saudade e alegria tomava conta dos peregrinos na manhã do domingo, dia 21 de agosto, encerramento da Jornada Mundial da Juventude. Após a despedida do Papa na vigília, na véspera, o Aeródromo de Cuatro Vientos continuou agitado durante toda a noite. As capelas preparadas para a Adoração ao Santíssimo Sacramento ficaram lotadas. Em outros pontos, alguns grupos cantavam e trocavam experiências. Outros conseguiam dormir mesmo com todo o burburinho ao redor.

O local, algo em torno do equivalente a mais de 40 campos de futebol, estava dividido em setores. A previsão era de que o último setor, para o qual não seria necessária a credencial, fosse aberto para quem quisesse participar da Santa Missa. Mas, já no sábado, todo o espaço estava tomado pelos mais de 1 milhão de peregrinos. Por isso, no domingo de manhã, os organizadores ampliaram o espaço utilizado do Aeródromo de Cuatro Vientos para acolher as milhares de pessoas que não conseguiram participar da vigília pela lotação do local.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, como a chuva, o calor durante o dia e o frio da madrugada, logo cedo os jovens já estavam de pé aguardando a presença do Santo Padre.

No palco, os apresentadores conduziram a oração de oferecimento das obras pessoais de todo o dia ao Coração de Jesus. Em seguida, as religiosas da Congregação Filhas de Santa Maria do Coração de Jesus cantaram, e, logo depois, as religiosas da Congregação Irmãs do Cordeiro rezaram as Laudes e a Oração da Manhã.

Missa de envio
Muita emoção, um grande sentimento de pertença à Igreja de Cristo e amor ao Santo Padre marcaram o momento ápice das Jornadas Mundiais da Juventude: a missa de envio. Quase 2 milhões de pessoas participaram dessa Celebração Eucarística, presidida pelo Papa Bento XVI.
Para os brasileiros, em especial os do Rio de Janeiro, mais uma alegria: o jovem carioca Gustavo Ribeiro fez, em língua portuguesa, a primeira leitura.

Na homilia, Bento XVI disse estar alegre de ver a multidão de jovens reunida para celebrar a sua fé.

- Ao ver-vos aqui, vindos em grande número de todas as partes, o meu coração enche-se de alegria, pensando no afeto especial com que Jesus vos olha. Sim, o Senhor vos quer bem e vos chama seus amigos. Ele vem ter convosco e deseja acompanhar-vos no vosso caminho, para vos abrir as portas de uma vida plena e tornar-vos participantes da sua relação íntima com o Pai, disse.

O Pontífice voltou a exortar os jovens a terem uma experiência pessoal com Jesus Cristo:

- A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos, à manifestação que Deus faz de Si mesmo. Deste modo, a pergunta de Jesus: ‘E vós, quem dizeis que Eu sou?’, no fundo está impelindo os discípulos a tomarem uma decisão pessoal em relação a Ele. Fé e seguimento de Cristo estão intimamente relacionados, pontuou.

E completou:

- Queridos jovens, Cristo hoje também se dirige a vós com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: ‘E vós, quem dizeis que Eu sou?’ Respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: ‘Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nunca me abandone”, orientou.

Após o anúncio do Rio de Janeiro como cidade-sede da JMJ 2013, os jovens espanhóis entregaram aos brasileiros a cruz e o ícone da Jornada.
Ao se despedir dos rapazes e moças do mundo inteiro que lotavam Cuatro Vientos, o Santo Padre os enviou em missão:

- Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens da Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!
Após a missa, o Vigário de Cristo rezou a oração do Angelus com os jovens.



* Fotos: Carlos Moioli, CNBB e Site JMJ Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate