terça-feira, 5 de julho de 2011

Inscrições para a Muticom são prorrogadas até 06 de julho


Foram prorrogadas, até o dia 6 de julho, as inscrições para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação. Durante o evento, os participantes contarão com uma vasta programação acadêmica, litúrgica e cultural. A inscrição custa R$ 80 e dá direito a participar de todas as atividades do evento, exceto as oficinas-visita, que terão um custo extra de R$ 40 por local, para as despesas com transporte. Quem tiver dúvidas no momento da inscrição pode recorrer à ajuda online ou ligar para o telefone (21) 2292-3132, ramal 224.

As manhãs do Muticom serão dedicadas aos painéis temáticos, nos quais vão ser discutidos os caminhos e desafios da comunicação tanto na Igreja, quanto no mundo. Nesses painéis, está confirmada a presença de Dom Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, do cineasta Cacá Diegues, do Diretor da Central Globo de Comunicação Luiz Erlanger, do jornalista e apresentador da Globo News André Trigueiro, entre outros convidados. À tarde, os inscritos poderão participar das oficinas técnicas, gerenciais ou pastorais, ministradas por professores da PUC-Rio e de instituições de todo o Brasil. Serão aulas práticas, com conteúdos pensados para melhorar a comunicação nas comunidades, em diferentes mídias. Além das oficinas, os Grupos de Trabalho serão espaços para discussões teóricas relacionadas à comunicação na Igreja.E como oração e ação caminham juntas, as atividades do Muticom incluem Oração da Manhã, Angelus e Missa com Vésperas, além da Adoração ao Santíssimo Sacramento ao longo de todos os dias. A programação litúrgica será realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no próprio Campus da PUC-Rio.Durante todo o evento, os participantes poderão visitar a Feira da Comunicação, com estandes de diferentes instituições. Na feira, no anfiteatro e em outros espaços do campus, diferentes atividades culturais acontecerão ao longo dos dias, com apresentações de artistas católicos e de MPB. O destaque desta edição do Muticom é a participação do cantor Jorge Vercillo e da Bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.Outro ponto alto do Muticom será a entrega dos prêmios da CNBB, transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. O evento terá a participação do Padre Fábio de Melo, que irá entregar o prêmio Clara de Assis de Televisão e deve apresentar uma de suas músicas.


Painéis

Domingo, 17 de Julho de 2011
18h: Solenidade de AberturaParticipantes: Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social; Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Secretário Geral da CNBB; Dom Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande; e Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Local: Ginásio da PUC-Rio
19h: Conferência de Abertura - Comunicação e Vida: Diversidade e MobilidadesConferencista: Monsenhor Dario Viganò – Professor da Pontifícia Universidade Lateranense e Presidente da Fundação Ente dello Spettacolo de Roma.
Local: Ginásio da PUC-Rio
Segunda-feira, 18 de Julho de 2011
9h: Painel - Concepção, filosofia, estruturas e modalidades da Comunicação na Igreja e a imagem da Igreja na mídiaConferencistas: Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social; Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM., Secretário Geral da CNBB; Dom  Orani João Tempesta, O.Cist., Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro; Dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande;  e Luiz Erlanger, Diretor da Central Globo de Comunicação.Moderador: Padre Marcos William Bernardo, Vigário Episcopal para a Comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Local: Ginásio da PUC-Rio
13h30m às 15h30m: Seminário das Organizações e Instituições Católicas de Comunicação do Brasil Conferencistas: Irmã Helena Corazza, Presidente da Associação Católica de Comunicação - Signis Brasil; Frei Carlos Romanini, Presidente da Rede Católica de Rádio (RCR); Padre César Moreira, C.Ss.R., Diretor Geral da TV Aparecida e Vice-Presidente da Signis/Brasil; Padre Eduardo Dougherty, Scj., Presidente da Associação do Senhor Jesus ASJ/TV Século 21; Ronaldo Silva, jornalista e representante do Sistema Canção Nova de Comunicação; e Monteiro Neto, Diretor da Rede Vida de Televisão.Moderador: Padre Marcio Queiroz, Assessor para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.15h30m às 16h30m - Debates
Local: Ginásio da PUC-Rio
17h às 18h: Conferência - Uma Reflexão sobre a Mídia ContemporâneaConferencista: Wilson Gomes, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Local: Ginásio da PUC-Rio
Terça-feira, 19 de Julho de 2011
9h: PAINEL I - Documentário, ficção e vida cotidianaTema: A vida captada e narrada pelos meios de comunicação. Realidade e ficção. Interpretação e pontos de vista. A riqueza dos olhares e do diálogo. Ver, ouvir, sentir e estar no mundo. Conferencistas: Carlos Diegues, cineasta; Marcelo Canellas, jornalista da Rede Globo de Televisão; Moira Toledo, professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); e Coronel Robson Rodrigues da Silva, Comandante Geral das Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro (UPPs)Moderador: Padre José Fernandes , S.J., Coordenador do Centro Loyola de Fé e Cultura.
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II – Exibição do filme Bicho de sete cabeças, de Laís Bodansky - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2001Sinopse: Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem de classe media baixa que leva uma vida comum até o dia em que o pai (Othon Bastos) o interna em um manicômio, depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso.  No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana, onde os internos sofrem com um sistema corrupto e cruel.11h: Debate: nomes a confirmar
Local: Auditório do RDC
Quarta-feira, 20 de julho de 2011
9h: PAINEL I - Comunicação como processo de valorização da vidaTema: A comunicação como centro da vida humana. Processos de constituição dos sujeitos nas relações existenciais cotidianas. O amor como natureza primeira da vida humana. O lugar de Deus e do ambiente no desenvolvimento do homem e das sociedades.Conferencistas:  Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; André Trigueiro, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e jornalista da Globo News; Maria Clara Bingemer, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio; e Joel Birman, Professor do Instituto de Psicologia da UFRJ.Moderador: Padre Geraldo Martins, Assessor de Comunicação da CNBB
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II - Exibição do filme Serras da desordem, de Andrea Tonacci - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2008Sinopse: Carapirú é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos, perambula sozinho pelas serras do Brasil central até ser capturado, em novembro de 1988, e levado a Brasília pelo sertanista Sydney Possuelo, tornando-se manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e linguistas em relação à sua origem e identidade. 11h: Debate com Andrea Tonacci, cineasta; Ismail Xavier, professor da Escola de Comunicação da USP; e Liliane Heynemann, professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Local: Auditório do RDC
Quinta-feira, 21 de julho de 2011
9h: PAINEL I - Jovens, novas comunidades e redes sociaisTema: Novas configurações das relações sociais. O lugar dos jovens na construção da sociabilidade contemporânea. O futuro da comunicação.Conferencistas: Santuza Naves, professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio; Silvia Ramos, Cientista Social da Universidade Cândido Mendes; Ricardo Chagas, Consultor Educacional; e Adriana Braga, professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Moderador: Cônego Djalma Rodrigues de Andrade, Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus / PUC-Rio.
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II - Exibição do filme O longo amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado, de José Mariani - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2006. Sinopse: Uma análise das ideias de Celso Furtado e da participação do economista em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 1940. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil.11h: Debate com José Mariani, cineasta e professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio; Rosa Furtado, jornalista e diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento; Angeluccia Habert, Diretora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio; e Ricardo Ismael, professor do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio.
Local: Auditório do RDC
Sexta-feira, 22 de julho de 2011
9h: Painel I - A representação da felicidade nos processos comunicativos Tema: Experiência da imanência e da transcendência num mundo diverso e mutante. Autorrealização e o envolvimento com o outro. A vida como princípio fundamental da dignidade humana. Conferencistas: Jurandir Freire Costa, psicanalista e professor do Instituto de Medicina Social da UERJ; Padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; e João Freire Filho, professor da Escola de Comunicação da UFRJ.Moderador: Irmã Helena Corazza, Presidente da Signis Brasil.
Local: Ginásio da PUC-Rio
9h: PAINEL II - Exibição do filme Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman - Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 1982.Sinopse: Operário engravida a namorada e resolve se casar. Paralelamente, a empresa em que ele trabalha entra em greve. Quando resolve furar o movimento para garantir o emprego, o operário entra em um embate com seu pai, o líder da greve.11h: Debate: nomes a confirmar.
Local: Auditório do RDC

INSCREVA-SE JÁ!

DÚVIDAS? 
LIGUE PARA (21) 2292-3132, ramal 224

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate