quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tapetes de sal será novidade na procissão de Corpus Christi 2011

Como tradição na Arquidiocese do Rio durante a Procissão com Senhor Eucarístico pelas ruas do Centro da Cidade, uma das mais ricas manifestações artísticas populares da Igreja Católica são os tapetes preparados pelos fiéis. Neste ano, já estão abertas as inscrições para quem quiser confeccioná-los.

Todas as Paróquias, Capelas, Movimentos, Comunidades, Institutos, Colégios e Congregações Religiosas da Arquidiocese são chamados a participar deste gesto de unidade e amor à Eucaristia. Em especial, foi feito um convite para que o Setor Juventude participe.

No sábado, 28 de maio, haverá um encontro entre os responsáveis por cada tapete, na Igreja de Sant´Ana, no Centro. Na ocasião deve ser levado o protótipo do tapete elaborado em papel A4. O tema é eucarístico, mas pode conter também a identificação de quem o fez.

As inscrições devem ser feitas através do Vicariato para a Comunicação Social, pelo telefone 2292-3132 R: 322. Participe!

Saiba mais sobre essa tradição

Tapetes de Corpus Christi são uma tradição na Festa instituída pela Igreja para exaltar o amor ao Corpo de Cristo. A história da origem dos inicialmente chamados de Tapetes Florais, já que o adorno era principalmente feito de flores, surgiu da experiência mística de Santa Juliana de Mont Cornillon, na Bélgica.

A então freira Juliana, a quem Jesus havia revelado a necessidade de que as pessoas reconhecessem sua presença real na Eucaristia, fez um pedido para o Bispo de Liége, Dom Roberto de Thorete, para que fosse instituída a Festa de Corpus Christi na diocese. Concedida a autorização, em 1246, a freira passou a ornar as ruas por onde a procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento passaria, a partir de 1247. Essa tradição se espalhou por toda a Europa.

A Festa chegou ao Brasil por meio dos colonizadores. A primeira cidade brasileira a preparar tapetes foi Ouro Preto, que passou a usar também serragem. Neste país, a diversidade de materiais é imensa, o que favoreceu à criatividade: sal, borra de café, areia, tampas de garrafas e tudo o que ajude a enfeitar, como forma de homenagem ao Senhor, passou a ser utilizado na confecção dos tapetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate