sábado, 23 de abril de 2011

Vigília Pascal na Paróquia de Santo Antônio

Foi celebrada na noite deste Sábado Santo, a Vigília Pascal que teve início as 18 horas pelo nosso Pároco Padre Eduardo e concelebrada por nosso Pároco Emérito Padre Abdias e o Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos da Rua Uruguaiana, Padre Anderson.

A cerimônia começou com a Liturgia da Luz em frente à Igreja de onde foi feita a bênção do Fogo e a preparação do Círio sendo proclamado pela sacredote: "Cristo ontem e hoje, Princípio e Fim, Alfa e Ômega. A Ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder pelos séculos sem fim". Em seguida o sacerdote coloca os cravos no círio proclamando: "Por suas santas chagas, suas chagas gloriosas, o Cristo Senhor nos proteja e nos guarde". Logo em seguida, o Círio Pascal da Paróquia foi acesso e depois acendeu o da Capela do Menino Deus e aos poucos a luz dos círios foi acendendo as velas de toda a comunidade.
A procissão foi realizada com o sacerdote entrando na Igreja junto com a comunidade e proclamando por três vezes "Eis a Luz de Cristo" e o povo respondendo "Demos Graças a Deus". Padre Eduardo então cantou a proclamação da Páscoa.
Depois da proclamação das sete leituras e dos sete salmos, no Hino de Louvor o homem que fez Jesus na encenação da Via Sacra na Sexta Santa, entrou na Igreja demonstrado Jesus Ressuscitado. Após a Epístola, Padre Anderson proclamou o Evangelho de São Mateus e em seguida Padre Eduardo realizou a Homilia.
Mais adiante, foi cantada a Ladainha de Todos os Santos seguida da Bênção da Água Batismal e Arpersão de Água Benta.

Na Liturgia Eucarística foi consagrado o pão e o vinho novamente e a cerimônia terminou com pouco mais de duas horas de duração.
*Colaboração: Ariel Carvalho, Cássia Rodrigues e Crislane Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate