sábado, 23 de abril de 2011

Sexta-feira Santa na Paróquia Santo Antônio

A sexta-feira Santa na Paróquia de Santo Antônio dos Pobres começou com Adoração Ao Santíssimo que começou as 08:00 e se estendeu até as 15:00. Padre Abdias Lopes também atendeu confissões das 08:00 até 13:00. A Ação Litúrgica da Paixão do Senhor Ocorreu as 15:00. Algumas imagens marcantes que marcam este momento é o fato do sacrário encontrar-se vazio e o altar desnudo.

Não há Missa nesta ocasião, pois não é consagrado o corpo e o sangue de Jesus. A Igreja está em silêncio e permanece em silêncio até a vigília Pascal. A Ação Litúrgica como é chamada é iniciada em total silêncio com a entrada do sacerdote que se prostra diante do altar e logo após uma breve oração inicial sem nenhuma saudação, é iniciada a Liturgia da Palavra com duas leituras e o salmo seguidos da narrativa de São João sobre a Paixão de Cristo.

Após uma breve homilia, é realizada a oração universal que é tal simples e ao mesmo tempo tão profunda rezando pelos poderes públicos, judeus, catecúmenos, Igreja, Papa, os que não crêem em Cristo e em Deus, pelos que sofrem provações. Logo após o sacerdote entra com a Cruz proclamando por três vezes "Eis o lenho da Cruz do qual pendeu a salvação do mundo" e nós respondemos "Vinde adoremos" para que em seguida façamos a Adoração da Cruz com beijo.

Há comunhão com o pão consagrado na Missa da Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa. O sacerdote retira novamente do sacrário que estava a Sagrada Comunhão colocada após a transladação no final da cerimônia do Lava Pés e depois retorna.

A Ação Litúrgica se encerra com uma breve oração sem nenhum tipo de despedida e todos se retiram em silêncio.
*Colaboração: Ariel Carvalho e Cássia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate