quarta-feira, 23 de março de 2011

Padre Wagner assume Paróquia de Santa Rita

Na manhã do último domingo, 20 de Março, o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa de posse do novo pároco da Matriz de Santa Rita, no Centro do Rio, Padre Wagner Toledo Moreira, que anteriormente era pároco da Igreja Santo Antonio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista, no Cachambí.

Dom Orani saudou os mais de 300 fiéis vindo das diversas paróquias e justificou a ausência do pároco antecessor Dom Pedro Cunha, que fora celebrar na Catedral Metropolitana. O Vigário Episcopal Padre José Laudares não pode comparecer por compromissos paroquiais, mais enviou mensagem de boas vindas à sua nova paróquia e vicariato.

A leitura do Decreto de nomeação e provisão foi feita pelo diácono Adahil Morais. Seguindo a seqüência normal da celebração eucarística, após o Ato penitencial, o novo pároco fez sua profissão de fé, seguida da renovação das promessas sacerdotais. No momento da imposição das vestes sacerdotais, Dom Orani ressaltou que na ordenação presbiteral, os pais ou padrinhos trazem a nova veste. Na posse de pároco, o Bispo como pastor da comunidade faz esta imposição das vestes.

Padre Wagner recebe a chave da Igreja como compromisso de cuidar da casa de Deus e nossa, símbolo da Igreja viva que irá edificar. Beija e abraça o altar, centro da vida paroquial onde se perpetua a Eucaristia: Sacramento de Piedade, sinal da unidade, vínculo de caridade.

Em sua homilia, o arcebispo manifestou a alegria de compartilhar este momento transmitido pela Web-tv e o portal da arquidiocese. Lembrou a ordenação no sábado anterior, onde 9 seminaristas receberam o diaconato transitório. Alertou sobre a urgência de novas vocações:

- Precisamos cultivar a animação vocacional, fluir do meio dos jovens, novos sacerdotes para a Igreja de Jesus Cristo...Ter novas paróquias para atender o crescimento de novas comunidades.

Dom Orani ressaltou que, mesmo estando no tempo quaresmal, o carnaval parece não ter fim. Mas para os católicos é o tempo maior de penitência, conversão, de dar esmolas, praticar atos que nos leve ao caminho da Páscoa. Esses 40 dias são essenciais para a transformação de nossas vidas.

Citou o tema da Campanha da Fraternidade que nos faz refletir sobre o nosso planeta e suas necessidades de sobrevivência:

- Coincidência ou não, os últimos acontecimentos trágicos, nos alertam à urgência da preservação do meio ambiente...

O novo pároco é conduzido à Pia-batismal, lugar de inserção dos novos cristãos na Igreja, ao confessionário, lugar de reconciliação e ao sacrário, onde está Cristo Eucarístico.

No final da Celebração, representantes das diversas pastorais e movimentos deram as boas-vindas ao Padre Wagner com as devidas promessas de cooperação. Crianças da catequese trouxeram cartazes e foi entregue uma réplica da Matriz de Santa Rita.

Padre Wagner agradeceu à todos e abraçou a cada um como sinal do seu empenho pela nova comunidade paroquial.


* Fonte: Blog do Vicariato Urbano

Um comentário:

  1. Nossa Matriz se alegra muito pela chegada de nosso pároco.
    Após estes meses que se passaram desde sua posse o pe. Wagner Toledo, tem ser tornado um grande amigo entre nós. Sua administração paroquial se estende à grandes serviços, grandes conquistas e vitórias em nossa comunidade. E, acredito que todos os paroquianos alegram-se por sua alegria em servir nesta paróquia que amamos tanto.

    Demos Graças a Deus pela vida sacerdotal do pe. Wagner Toledo.

    ResponderExcluir

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate