segunda-feira, 28 de março de 2011

Missa da Posse de Padre Sérgio na Paróquia de São Sebastião

No início da noite do último domingo, 27 de março, as 18 horas, Padre Sérgio Marcos Sá Ferreira tomou posse na Paróquia de São Sebastião em Parada de Lucas. A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino. Concelebraram o Padre Anderson da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos no Centro, Padre Wagner Toledo da Matriz de Santa Rita, também no Centro, Padre Niraldo da Paróquia de Cristo Rei e Padre Manoel Eugênio que era o até então Pároco da Igreja de São Sebastião e a partir desse momento torna-se Vigário Paroquial.

No início da cerimônia, foi lido o Termo da Posse por Padre Eugênio e logo depois Padre Sérgio recebeu das mãos de sua mãe os paramentos litúrgicos.

Na Homilia, Dom Nelson Francelino agradeceu às comunidades presentes: Paróquia de Santa Luzia em Honório Gurgel, Paróquia de Santo Antônio dos Pobres e Capela do Menino Deus no Centro, Capela de São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora das Dores e as Capelas pertencentes a Paróquia de São Sebastião que são a de São José Operário e Santa Efigênia.

Na continuação da pregação, Dom Nélson Francelino ressaltou a importância de se fazer como Jesus fez ao encontrar a samaritana no Evangelho do 3º Domingo da Quaresma. É importante vencermos nossos preconceitos que tanto entristecem nossos irmãos e irmãs, pois Jesus repugna isso e nos oferece a água viva que restaura e cura de todo e qualquer preconceito. A Igreja como um todo deve acolher quem procura, que muitas vezes vivem isolados por sofrerem discriminação.

Depois se dirigiu a comunidade reunida e disse que quando um Padre assume uma Paróquia, muitos esperam que seja uma pessoa perfeita e tempos depois percebem que é uma pessoa humana como qualquer uma outra. O Sacerdote precisa da ajuda de toda comunidade para a caminha pastoral, para crescer o ministério junto com as Pastorais formar uma verdadeira família cristã.

Após a pregação, Padre Sérgio recebeu as chaves da Igreja, o confessionário, o batistério e o sacrário da Igreja.

No final as Paróquias de Santa Luzia e Santo Antônio dos Pobres fez uma pequena homenagem ao Padre Sérgio relembrando de sua passagens pelas suas duas últimas comunidades como Pároco e logo em seguida agradeceu a comunidade de São Sebastião pelo grande carinho em sua acolhida. Agradeceu também as comunidades da Capela do Menino Deus e Paróquia de Santo Antônio dos Pobres das quais exerceu o ministério sacerdotal nos últimos quatro anos. Agradeceu também aos diversos movimentos de pastorais de sua nova Paróquia, aos Padres presentes, ao Dom Nelson Francelino que aceitou prontamente o convite de ir celebrar sua posse e em especial o Padre Abdias Lopes, Pároco Emérito de Santo Antônio dos Pobres, que o ajudou incansavelmente apesar de sua idade já avançada na sua caminha na Paróquia de Santo Antônio e que não pôde comparecer na cerimônia por motivos de saúde. Agradeceu também a sua família que sempre esteve presente na sua vida sacerdotal.
Enfim, Padre Sérgio encerrou a cerimônia dando sua primeira bênção em sua nossa comunidade sobre a invocação de São Sebastião.
Fotos: Ariel Carvalho e Cássia Rodrigues

Um comentário:

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate