quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Igrejas em reforma no Centro do Rio

Igreja do SSMO Sacramento em reformas
Além de nossa Paróquia de Santo Antônio dos Pobres que já há mais de um ano passa por obras de emergência, eu, andando pelo Centro histórico de nossa cidade percebi mais duas Igrejas importantes em reformas. O Convento de Santo Antônio no Largo da Carioca e a Igreja do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé na Avenida Passos.Provavelmente as obras terminaram ainda este ano, mas as Igrejas continuam funcionando normalmente.

Outras Igrejas que visitei por esses dias e que me alegrei muito em vê-las todas reformadas e abertas ao povo foram: Nossa Senhora do Carmo (Antiga Sé), Santa Cruz dos Militares, Candelária, São José e Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. Todas elas ficam bem próximas uma das outras situadas nas Ruas Primeiro de Março, Ouvidor e Sete de Setembro. As Capela de Nossa Senhora do Terço na Rua Senhor dos Passos está lindíssima após uma reforma que houve anos atrás. 

As Capelas de Nossa Senhora Lampadosa na Avenida Passos, Santa Efigênia, São Jorge e Nossa Senhora Mãe dos Homens na Rua da Alfândega, Nossa Senhora da Boa Morte na Rua do Rosário e Santa Rita no Largo Santa Rita estão bem conservadas e funcionando normalmente, porém uma pequena reforma seria bem vista para realçar suas características originais já apagadas pelo tempo. 

Outras Igrejas já anunciaram obras para começarem até o final do ano que vem como a de Nossa Senhora do Carmo na Lapa e a de Nossa Senhora do Monte do Carmo na Rua Primeiro de Março que fica ao lado da Antiga Sé. 

Porém, a que mais me deixou triste ao ver seu estado de conservação principalmente no seu interior foi a Igreja de Santa Luzia na Rua Santa Luzia. Outra também que merece uma atenção maior é de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário na Rua Uruguaiana. Essas últimas Igrejas precisam de uma reforma grande para que possamos contemplar ainda mais a sua beleza arquitetônica.

Enfim, somente a Igreja de São Francisco no Largo São Francisco não me deu nenhuma observação, pois infelizmente nunca a encontro aberta.

Mas vocês, leitores de nosso Blog, conhecerão as histórias de todas essas Igrejas ao longo dos próximos meses, pois estaremos postando toda terça - feira a história com fotos de cada uma delas.

Espero que tenham gostado. Ariel Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate