domingo, 27 de fevereiro de 2011

Encontro da PasCom do Vicariato Urbano

Foi realizado no último sábado, dia 26 de fevereiro, na Paróquia de Santo André, em São Cristóvão, o I Encontro da Pastoral da Comunicação do Vicariato Urbano. O Encontro contou com a presença do vigário episcopal Padre José Laudares, do coordenador arquidiocesano da Pascom Padre Marcio Queiroz, e do animador da pastoral no Vicariato Urbano Padre Julio Cesar e o Diácono permanente Gilvan Francisco. Também estiveram presentes os representantes das Paróquia de Sant´Ana, Santo Antonio dos Pobres, Santo André, Sagrada Família, Candelária e São Januário.

Padre José abriu a reunião saudando os presentes e reforçando todo o apoio que sempre foi dado à pastoral desde o início de suas atividades no vicariato, o que ocorreu em 2008, sempre atendendo as diretrizes da Arquidiocese. Ele destacou a criação do blog do vicariato como uma das primeiras atividades da Pascom.

Padre José Laudares deu início ao encontro
Em seguida Padre Marcio apresentou a definição e os objetivos da Pastoral da Comunicação. Ele destacou que a Pascom não é uma nova pastoral, mas uma valorização de todas as ações pastorais já existentes. A Pascom vem para fortalecer a unidade e estabelecer laços.

Padre Márcio Queiroz
- Todos tem seu espaço e precisam ser valorizados, frisou.

Padre Marcio também explicou que a Pascom deve apresentar assuntos sobre o que acontece ao redor da igreja, temas ligados à sociedade em geral. Para finalizar, ele informou que essa pastoral passa por dentro de todas as pastorais, movimentos e serviços, informando e informando-se:

- A Pascom é um instrumento conciliador e facilitador da comunhão, concluiu.

Padre Julio apresentou as atividades já programadas que envolvem o vicariato, destacando a importância de mobilização das paróquias onde já está formada a Pascom, e o estímulo a ser dado para aquelas que ainda não contam com essa instrumento de evangelizador.

Padre Julio Cezar
Entre as atividades divulgadas, destaque para as oficinas voltadas para a formação dos agentes do Vicariato, que vão acontecer no decorrer de 2011, na Paróquia de Sant'Ana, no Centro, a seguir relacionadas:

09 de abril - Internet e Linguagem
07 de maio - Cineclube
20 de agosto - Espiritualidade
08 de outubro - Meio de comunicar Cristo

Outro evento importante e que contará com a participação e envolverá os agentes da Pascom de toda a Arquidiocese é o 7º Muticom - Mutirão Brasileiro de Comunicação, seu será realizado na PUC-Rio, entre os dias 17 e 22 de julho. Um encontro de porte nacional onde será possível a troca de experiências entre os diversos representantes das diversas dioceses que existem no Brasil, além de participação em oficinas cuidadosamente programadas para capacitar e palestras com especialistas nas várias áreas da comunicação.

Fotos e Texto: Victor Gonzalez e Marcos Arzamendia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate