quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fotos da Procissão de São Sebastião 2011

As fotos foram tiradas por Ariel Carvalho no percurso da Cruz Vermelha até a Catedral Metropolitana. O texto é do Portal da Arquidiocese do Rio.

A Arquidiocese do Rio se reuniu para celebrar seu Padroeiro em uma grande procissão, que reuniu cerca de 70 mil pessoas, para as quais nem o calor de 40º graus foi impedimento para um belo testemunho de fé.

O forte calor parece ter animado e aquecido ainda mais o coração dos muitos devotos de São Sebastião, nesta data festiva de 20 de janeiro. Com muita alegria e fervor, a grande multidão saiu da Igreja de São Sebastião (dos Capuchinhos) em direção à Catedral Metropolitana. Muitas pessoas trajavam camisas vermelhas e portavam lenços e bandeiras da mesma cor, em memória ao martírio do Santo. E, ao longo do trajeto, mais e mais gente ia se juntando à procissão, presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e animada pelos padres Omar Raposo, Jorge Luiz Neves (Jorjão) e Luiz Gonzaga.

Muitos quiseram participar do momento festivo sem medir esforços. Para Joseli Carvalho - uma das muitas cadeirantes que participavam - que, conduzida pela mãe, quis acompanhar todo o cortejo, há em sua vida mais motivos para agradecer do que pedidos a fazer:

- Venho agradecer especialmente por ter fé e por tudo que eu peço e sempre alcanço, partilhou.

Muitas também eram as crianças presentes à procissão, acompanhadas pelos pais. A grande maioria agradecia por milagres alcançados por intercessão do Padroeiro do Rio de Janeiro.
Das janelas dos edifícios, muitos idosos também faziam suas orações ao Santo. Alguns,inclusive, ornamentaram suas sacadas em atenção a São Sebastião.
Durante todo o percurso, os fiéis puderam cantar, fazer orações e recordar momentos importantes da vida de São Sebastião. Ao passar pela Igreja Divino Espírito Santo, no Estácio, o momento da fundação do Rio de Janeiro, há 446 anos, foi especialmente recordado. O Arcebispo aproveitou a oportunidade para manifestar sua alegria por participar junto à Igreja no Rio de Janeiro deste momento e para pedir pelas autoridades da cidade e do estado:

- Neste ponto da caminhada, onde, geralmente, as relíquias do Padroeiro entram na procissão, que, por intercessão de São Sebastião, o Espírito Santo ilumine as autoridades, pediu.

A imagem peregrina do Padroeiro, Mensageiro da paz, ao passar pelo Hospital da Polícia Militar, deixou sua mensagem de construção de uma sociedade mais pacífica e, enquanto todos puderam recordar os episódios de violência urbana que atingiram o Rio de Janeiro no final do ano passado, a multidão reunida pôde levantar a Deus um grande clamor pela paz, cantando a Oração de São Francisco.

Em frente ao antigo presídio da Frei Caneca, Dom Orani pediu a intercessão de São Sebastião para que a sociedade carioca crie mais oportunidades, com dignidade, para todos. Habitação e trabalho para a população foram os desejos do Arcebispo.

Ao passar pelo Instituto de Assistência ao Servidor do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ), São Sebastião pôde ouvir as súplicas de doentes especiais, atendidos pelo hospital. Cientes da passagem do Padroeiro, alguns pediram às enfermeiras que os levassem para a porta do local, para que pudessem fazer suas orações.

- A Andréia Paixão quis, ela mesma, vir rezar a São Sebastião, por suas intenções e pelas pessoas que conhece, contou a enfermeira Sonia Maria Nascimento.
O prefeito Eduardo Paes também compareceu à procissão para fazer seus pedidos a São Sebastião, participando a partir da porta do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em direção à Catedral Metropolitana.

Durante todo o trajeto, muitas foram as pessoas que fizeram suas doações para as vítimas das enchentes na região serrana do Estado. Ao longo dos 13 dias preparatórios a este dia de festa para o Padroeiro, a Arquidiocese do Rio arrecadou, com a carreata da fraternidade, mais de 170 toneladas de alimentos. E mais 40 toneladas foram reunidas apenas nesta tarde, somando cerca de 210 toneladas, num grande gesto de solidariedade testemunhado pela população carioca.

2 comentários:

  1. Que maravilha o povo católico todo reunido para venerar o glorioso São Sebastião, e que show de fraternidade hein 170 toneladas em doações, Que Deus abençoe todos!!!!

    ResponderExcluir
  2. São Sebastião nos ensina através de sua fidelidade a Cristo Jesus, nos acolhe pelo Amor e Serviço ao próximo e nos ergue diante de sua força.
    Não há diferença entre os irmãos que seguem São Sebastião todos se tornam Um, Um com Cristo e Um com Deus. São Sebastião Rogai por nossa Cidade, rogai por todos nós!!
    VIVA SÃO SEBASTIÃO!!!!

    ResponderExcluir

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate