quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arquidiocese do Rio se mobiliza para ajuda à vítimas na Região Serrana


A tragédia causada pelas chuvas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, desde a última terça-feira, já passa de 470 mortos e mais de três mil desabrigados até a noite desta quinta. As dioceses de Friburgo e Petrópolis estão mobilizadas a auxiliar a população, neste momento de calamidade, oferecendo abrigo e ajuda de primeiros socorros aos feridos. Muitas paróquias ainda não receberam qualquer ajuda pela dificuldade ao acesso. Os rios da região bloquearam os caminhos e formaram barreiras impedindo a chegada dos bombeiros.

O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro mobiliza forças para ajudar a população:

- A situação na diocese de Petrópolis é dramática, sobretudo nos dois focos da própria cidade de Petrópolis, em particular, Itaipava e o Vale de Cuiabá, em Teresópolis, onde o desastre é ainda maior. Os padres estão recolhendo mantimentos. Os seminaristas e as comunidades foram convocados a doar sangue. Estamos unindo forças com os bombeiros para ajudar em todas as necessidades.

O vigário episcopal para Caridade Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Padre Manuel de Oliveira Manangão, destaca medidas adotadas diante da situação:

- Logo que tivemos a notícia da tragédia que se abateu sobre Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, colocamos em ação a Cáritas Arquidiocesana, no sentido primeiro de verificar os recursos que pudessem ser repassados imediatamente de um fundo de reserva que nós temos para essas eventualidades, afirmou.

A carreata de São Sebastião “mensageiro da paz” está em comunhão com as dioceses vizinhas. O cortejo que acompanha a imagem de São Sebastião, que durante a trezena em hora do padroeiro da cidade, está visitando diversas comunidades também será acompanhado de um caminhão recolhendo mantimentos pelos locais que ainda irá visitar. A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro está recebendo donativos e mantimentos para os desabrigados. As doações de roupas e alimentos não perecíveis podem ser deixadas na Avenida Republica do Chile, 245, no Centro.

A Arquidiocese lançou a campanha SOS Serra e abriu a conta 11.4134-1, Agência 4014, no Banco Bradesco, para receber doações. De acordo com o Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, a Cáritas do Rio de Janeiro já enviou 20 mil reais à diocese de Petrópolis para socorrer os desabrigados.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante a visita a Marinha do Brasil, na manhã do dia 13 de janeiro, clamou a todos pelos acontecimentos na região serrana.

- A partir de hoje a tarde irá nos acompanhar durante a carreata um caminhão baú para recolher doações. Aquilo que nasceu como a carreata do mensageiro da Paz, hoje São Sebastião nos convoca para a solidariedade e pela fraternidade junto aos desabrigados.

*Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio
*Foto: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate