domingo, 5 de dezembro de 2010

Presépio 2010 da Capela do Menino Deus

Foi montado no último sábado (03) o presépio da Capela do Menino Deus. Como todos os últimos anos, foi a zeladora Marieta quem o fez com muito carinho e dedicação. O presépio ficará montado até o final do ano quando a Capela fechará para reformas. Quem desejar visitar é só vir durante os horários normais de Missa.


presépio é hoje em dia um dos grandes símbolos religiosos, que retrata o Natal e o nascimento deJesus.

Há quem refira que o presépio provém do século terceiro, onde peregrinações eram feitas à gruta onde Jesus nasceu.

Representações artísticas surgiram no século a seguir como pinturas, frescos entre outros, mas a data de1223 é para muitos o início desta tradição.

São Francisco de Assis será então o autor do presépio, pois nesse ano, festejou o Natal na floresta de Greccio, levando consigo animais como, bois, vacas, burros, de forma a retratar o que tinha acontecido nessa noite aos seus cidadãos, expandindo o interesse das pessoas por retratar o Natal.

No século XV, com o culminar de um grande interesse pela data, criaram o presépio como hoje o conhecemos, deixando para trás as pinturas das igrejas.
O presépio tem como principal característica, a mobilidade: todas as peças podem mover-se e serem vistas de vários ângulos, dando liberdade para individualmente recriar o seu próprio presépio.

No século seguinte surge o primeiro particular a tê-lo em casa, na propriedade da Duquesa de Amalfi. A partir do século XVIII, a tradição insere-se em toda a Península Ibérica alastrando-se por toda a Europa.

Atualmente é um costume de inúmeras culturas que marca o Natal, existindo presépios para todos os gostos, desde miniaturas a personagens em tamanho real, e muitas vezes uma representação humana do acontecimento.



COMUNIDADE EMPENHADA NO DOMINGO DO QUILO


Esse final de semana é do quilo e a comunidade da Capela é claro que participou trazendo a sua colaboração e ofertando na frente do altar. Lembramos que este mês precisamos do dobro de arrecadação de alimentos, pois a Capela ficará fechada em janeiro e faremos DUAS cestas básicas em dezembro. A todos nós deixamos o nosso muito obrigado!

* Fotos: Ariel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate