quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Curiosidades Católicas: Coroa do Advento

O Advento (palavra de origem latina que quer dizer chegada) é tempo litúrgico — que abrange as 4 semanas anteriores ao natal — oportuno para preparar o coração para acolher o nascimento de Jesus. Esse preparo e acolhimento devem, primordialmente, acontecer no interior de cada pessoa. No entanto, é importante destacar que toda a ornamentação de Natal também pode e deve ser uma forma de externar essa feliz expectativa pela celebração da vinda do Messias.


Originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a coroa do Advento contém raízes simbólicas universais. Como os símbolos apresentados se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, também conseguiram fácil penetração nos países do sul.



A coroa (também chamada de grinalda do Advento) acompanha os cristãos até o Natal. É um círculo de folhagens verdes, cuja a forma simboliza a eternidade e a cor representa a esperança e a vida. O círculo vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por seu povo como também do amor desse povo, que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus. No centro do círculo há as quatro velas. Uma para ser acesa a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a fé e leva à oração. Há nelas também o simbolismo das quatro manifestações de Cristo: Encarnação, Jesus Histórico; Jesus nos pobres e necessitados; Jesus nos Sacramentos e Segunda vinda de Jesus.


No Natal é possível adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino, e, ainda uma imagem do Menino Jesus junto à coroa, desde que se atente para o fato de que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.


Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas permite que o homem experimente seu amor e o seu desejo de levá-lo à salvação. O ideal é que toda a decoração deste período sirva para lembrar a todos dessa verdade. Que os símbolos usados para a ornamentação que os ambientes recebem, em preparação para o Natal, sejam cada vez mais cristãos e auxiliem na preparação do interior do ser humano para o acolhimento do grande mistério da encarnação.

*Fonte: Portal da Arquidiocese do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate