quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Capela Cultural: Museu do Corpo de Bombeiros

O Museu Histórico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro foi inaugurado em 02 de julho de 1977. Localizado inicialmente no Quartel do Méier, foi transferido em 1995 para o Quartel Central, um imponente projeto arquitetônico em estilo eclético elaborado pelo engenheiro Marechal Francisco Marcelino de Souza Aguiar e finalizado em 1908.
No Quartel Central o museu ocupa a bela e centenária estrutura de ferro e vidro da antiga oficina da corporação, construída em 1907 e completamente restaurada em um moderníssimo projeto de revitalização do Museu Histórico, reinaugurado no dia 02 de julho de 2006 como parte dos festejos dos 150 anos da fundação do Corpo de Bombeiros. 
A exposição está distribuída nos dois pavimentos do museu, e através do seu acervo, composto de objetos que revelam o percurso histórico, artístico e tecnológico em nosso país, o visitante poderá conhecer aspectos relevantes da história e da memória do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, criado em 1856 pelo Imperador D. Pedro II, Patrono da Corporação.
No primeiro pavimento do museu, as viaturas históricas do Corpo de Bombeiros - da tração animal aos modernos veículos motorizados - exemplificam o processo de transformação tecnológica dos séculos XIX e XX. Na área central do primeiro pavimento, um grande módulo expositivo abriga coberturas e capacetes utilizados por corporações de bombeiros e por forças militares do Brasil e de diferentes países.
No segundo pavimento da exposição, a memória da corporação – equipamentos, heróis, personalidades, eventos e acontecimentos – é narrada através do acervo histórico exposto, distribuído em quatro núcleos temáticos:
I) Corpo de Bombeiros da Corte Imperial (1856-1889)
II) Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (1889-1960)
III) Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara (1960-1975) e do Estado do Rio de Janeiro (1975-atualidade)
IV) Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (1896-atualidade)
O Museu Histórico, o Arquivo Geral e a Banda Sinfônica fazem parte do Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que reúne um acervo de objetos e documentos de grande importância histórica e informacional sobre o Corpo de Bombeiros e sobre o cenário sócio-político nacional.
 Visita Individual: De terça-feira à sexta-feira das 09h00min às 18h00min, sem a necessidade de agendamento prévio.

 Visita Guiada: De terça-feira à sexta-feira das 09h00min às 18h00min, para grupos de até 50 pessoas, Escolas Públicas ou Particulares, Universidades, grupos de Terceira Idade, Órgãos Públicos ou Instituições Privadas. Agendamento prévio realizado telefone (21) 3399-4030.

A entrada é franca e há disponibilidade para estacionamento.

Endereço:
Praça da República, 45.
Centro - Rio de Janeiro
CEP 20.211.350

Tel.: 3399-4030

Mais informações pelo site do Corpo de Bombeiros: http://www.museu.cbmerj.rj.gov.br/
Aproveite e visite a Capela São João de Deus no Corpo de Bombeiros: http://capeladomeninodeus.blogspot.com/2010/10/visita-capela-sao-joao-de-deus-do-cbmrj.html

Fotos: Cris Peres
Texto: Portal do Museu do Corpo de Bombeiros do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate