quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dom Orani na Capela do Menino Deus - Parte II


Na noite desta quinta-feira, 11 de Novembro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta presidiu a celebração Eucarística em visita à Capela Menino Deus na Rua do Riachuelo no Centro do Rio, pertencente à Paróquia Santo Antonio dos Pobres. Concelebraram o Vigário Episcopal Urbano, Padre José Laudares de Ávila, o Pároco de Santo Antonio dos Pobres, Padre Sérgio Marcos Sá Ferreira, o Pároco Emérito de Santo Antonio dos Pobres, Padre Abdias Lopes da Silva e também o padre Alexandre Nahhass, Vigário da Sociedade São Vicente de Paulo.

Cerca de 100 pessoas lotaram o pequeno espaço da Capela, representando os frequentadores, paroquianos de Santo Antonio dos Pobres e Vicentinos.
Logo na sua chegada Dom Orani foi saudado com bandeloras e cantos, expressando a alegria de uma comunidade ao ver seu Pastor em visita. O Arcebispo fez a aspersão com água benta demonstrando a alegria de está ali presente.
Em sua Homilia, Dom Orani falou da importância da Capela e da Sede Nacional dos Vicentinos. Alertou da necessidade de Evangelização por todos os lados dando exemplo de que, numa pequena capela com aquela, a comunidade expressa seus dons, numa diversidade de funções, expressando o acontecimento do Evangelho. A Palavra de Deus muda as coisas. Deu como exemplo um criminoso ou assaltante que é preso numa penitenciaria: perde a liberdade mas seu coração não é transformado. Através do Evangelho, os pagãos se transformam.
Dom Orani lembrou ainda que o dia 11 de Novembro é celebrado o Dia de São Martinho que assim como São Vicente, utilizaram a caridade como meio de oportunidade na divulgação do Evangelho: " O Cristão deve ser fermento no Reino de Deus, participando ativamente na vida do Evangelho. Devemos ir a Igreja, mas no nosso dia a dia devemos continuar a nossa Missão de evangelizar no trabalho, no lar, em todos os lugares onde estamos presentes. Ser Missionário com o coração anunciando o ardor de Jesus
Cristo. O Menino-Deus quis se encarnar na vida humana para estar presente em nossa vida.
Ao final da Celebração Padre Alexandre Nahhas fez os agradecimentos em nome dos Vicentinos e apresentou alguns confrates alí presentes. O Vigário Espiscopal Urbano, Padre José Laudares agradeceu da disposição do Arcebispo em sua visita tanto das paróquias das diversas foranias, como também das capelas. Lembrou ainda que os Vicentinos se reúnem no dia 8 de Dezembro há 84 anos no Santuário de Adoração Perpétua, Igreja de Sant'Ana, em assembléia com todos os representantes da Sociedade São Vicente de Paulo.
Como de costume, Dom Orani cumprimentou a cada um, presente na celebração da pequena capela.



Fotos e Texto: Marcos Arzamendia
Pascom Vicariato Urbano

2 comentários:

  1. As fotos ficaram ótimas!Não pensei que iriam ficar maravilhosas!
    Ass: Maria(Malú).

    ResponderExcluir

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate