sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Blog da Capela visita Paróquia Melquita de São Basílio

Fachada da Igreja de São Basílio

Antes de mais nada, precisamos entender o que é Igreja Melquita.  A Igreja Católica é formada por 23 igrejas em comunhão plena, entendendo igreja aqui como união de dioceses da mesma tradição cultural – o que, no caso, engloba diferentes aspectos como liturgia, espiritualidade, teologia, disciplina e organização. Uma dessas igrejas é a própria Igreja Latina, que representa a maior presença católica no Brasil, e é a única igreja católica de cultura ocidental. Outra é a Igreja Católica Greco-Melquita, que é uma das 22 igrejas católicas orientais.
Os Códigos Canônicos chamam aquelas 23 igrejas de igrejas “sui juris”, ou seja, igrejas autônomas, que podem legislar sobre tudo que lhe é próprio, como sobre seu rito e sua disciplina, mas não sobre o que é universal, que são os dogmas. Quem faz tradicionalmente essa legislação de uma igreja “sui juris” é o seu respectivo Sínodo, que é a reunião de seus bispos, sob a chefia de seu Patriarca ou de seu Arcebispo-maior.
Visão interior da Igreja de São Basílio
As igrejas orientais católicas no Brasil são a Igreja Melquita, com igrejas no Sudeste e uma no Nordeste, a Igreja Ucraniana, com 300 igrejas no Sul e uma em São Paulo, a Igreja Siríaca, em Belo Horizonte, a Igreja Maronita, com uma presença  bem espalhada pelo país, e a Igreja Armênia, em São Paulo. Aqui no Rio, só há Igreja Melquita que é a Paróquia de S. Basílio e a Igreja Maronita, a Paróquia Nossa Senhora do Líbano na Tijuca.
O local que hoje encontra-se a Igreja foi doado por Philippe Gebara e foi construída e aberta em 1940. Tal Igreja tornou-se a primeira melquita do Brasil. Em 1946, o então Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, elevou a Igreja à condição de Paróquia.
A Paróquia de São Basílio já hospedou o Patriarca Melquita Máximo IV em sua visita ao Brasil em 1955 e mais recentemente em 2010 o Patriarca Gregorios III.
O atual pároco da Igreja é o Monsenhor George Khoury que inclusive já foi capelão da Capela do Menino Deus de 2005 a 2009.

A Igreja fica aberta diariamente para visitação e oração. Há missas diariamente nos seguintes horários:

Domingo: 11:00 (Rito Greco Melquita) e 17:00 (Rito Latino)
Segunda a Sexta: 12:30

A Paróquia São Basílio fica na Rua República do Líbano, nº 17, no Centro do Rio, próximo ao Campo de Santana. Para maiores informações ligue para 2242-5101 ou acesse o site oficial da Igreja pelo link http://www.paroquiasaobasilio.com.br/index.php

Fotos e Textos: Ariel Carvalho e Site da Paróquia São Basílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate