domingo, 10 de outubro de 2010

Padre Abdias: um exemplo de vida!

No último fim de semana, dia 10 de outubro, o Blog da Capela foi visitar o Pároco Emérito da Paróquia de Santo Antônio dos Pobres na Rua dos Inválidos, 42. 


Padre Abdias se ordenou sacerdote em 17/12/1972 em São Paulo. Ele se sentiu chamado ao sacerdócio quando tinha apenas 12 anos e ainda morava no Rio Grande do Norte e ajudava nas missas como coroinha. Aos 18 anos, Padre Abdias serviu na Força Aérea Brasileira (FAB), onde concertava aviões nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial, porém seu desejo em ser um padre era maior. E para isso ele não mediu esforços. Enfrentou a resistência de seus superiores na Aeronáutica até conseguir ir para o seminário e enfim se ordenar em 1972 na cidade de Marília em São Paulo. Depois disso, Padre Abdias veio para o Rio de Janeiro e não saiu mais daqui. Foi Pároco das Igrejas de Nossa Senhora do Rosário em Campo dos Afonsos, Santa Cecília em Brás de Pina e Santa Rita de Cássia no Centro. Além disso, ainda foi Capelão nas Capelas de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, além do Hospital dos Servidores do Estado. Tudo isso com o apoio do então Arcebispo do Rio, Dom Eugênio Sales. 


Padre Abdias chegou na Paróquia de Santo Antônio dos Pobres em 1992 e de lá não saiu mais. Ele sempre elogia a comunidade paroquial que sempre o apoiou, inclusive nos momentos mais difíceis da sua vida que foram esse últimos anos em que ficou internado algumas vezes devido a fragilidade da saúde. Mas nada disso foi capaz de pará-lo. Ele sempre contou desde seu começo na Paróquia com o apoio incansável do Wallace que desde pequeno o ajuda nas celebrações e em sua vida particular. Padre Abdias considera o Wallace como um verdadeiro filho que nunca pode ter devido ao sacerdócio. Entre eles há um respeito muito grande e é visível o carinho que um tem pelo outro.


No começo de 2007, Padre Abdias renunciou a Paróquia devido aos seus problemas de saúde que o impedia de participar mais ativamente das atividades da Paróquia. Padre Sérgio veio para assumir como pároco e está lá até hoje. Mas nem por isso Padre Abdias deixou a Paróquia que ele tanto ama. Dom Eusébio na época o nomeou Pároco Emérito da Paróquia de Santo Antônio e desde então ele com o Padre Sérgio vêm sendo os responsáveis pela Paróquia. Há de se salientar o ótimo relacionamento e respeito que os dois párocos tem um pelo outro. A troca de experiências entre eles é enorme. Quando o Padre Sérgio não pode celebrar na Paróquia devido a compromissos em outras Igrejas, como na Capela do Menino Deus onde celebra aos domingos as 8:00 e 9:00, Padre Abdias é quem faz questão de celebrar as missas. Há sempre uma escala entre os dois. E isso faz com que tanto o Padre Sérgio quanto o Padre Abdias participem inteiramente da vida na Paróquia.


Atualmente Padre Abdias celebra as Missas na Paróquia de Santo Antônio dos Pobres diariamente as 7:30 da manhã, sempre revezando com o Padre Sérgio. Porém, aos domingos ele celebra a missa das 8:30 e casualmente as 10:00. Além disso é Capelão da Hospital da Ordem Terceira do Carmo onde dá assistência religiosa aos enfermos que ali estão diariamente indo visitá-los para levar a palavra de Deus.


Por tudo isso, Padre Abdias aos 85 anos de vida, é um exemplo de sacerdote a ser seguido pelos demais. Mais que isso, é um exemplo de vida e perseverança na sua missão de evangelizar e espalhar a Palavra de Deus que ele mesmo lutou atrás desse sonho: ser um sacerdote e servir a Deus até quando Deus permitir!


As missas estão acontecendo no salão em frente a Paróquia, como mostra a foto acima, devido as obras que estão acontecendo dentro da Igreja.

Depois de tudo isso, só temos que respeitar o sacerdote que é Padre Abdias e rezar sempre pela sua saúde e missão!

Obrigado por tudo Padre Abdias!

Fotos e Texto: Ariel Carvalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate