domingo, 12 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM MARIETA SANTOS

Marieta é mineira e é a zeladora da Capela há 20 anos.


ARIEL O que você achou da criação do Blog para a Capela?
MARIETA Muito estupenda! É uma ótima ferramenta de comunicação para aproximar mais a comunidade da Igreja, principalmente os jovens que são mais antenados na internet.

ARIEL Como tomou conhecimento da Capela?
MARIETA Foi em 1990. Foi o Confrade Divino que é Vicentino que estava procurando alguém para substituir o Flávio que na época era o zelador da Capela e precisava sair. Naquele tempo o prédio ao lado da Capela da SSVP não existia e os Vicentinos trabalhavam no salão que fica abaixo da Capela, onde hoje se reunem grupos como os Alcoólicos e Neuróticos Anônimos. Eu topei ficar treinando por 1 semana e logo depois já fiquei permanentemente. Vale ressaltar também que sou funcionária da SSVP.

ARIEL E você se arrependeu em algum momento em vir trabalhar aqui?
MARIETA Nunca me arrependi! Eu só imaginava que iria passar poucos anos, porém se vão passando 20 anos (risos).

ARIEL Conte-nos um pouco mais sobre o que você faz.
MARIETA Muitas pessoas acham que meu trabalho se restringe em abrir, fechar e marcar missas. Mas é muito mais responsabilidades que estas. Eu chego aqui as 12:00 de terça a sábado, sem conta o domingo que é de manhã. Nesse tempo eu lavo os paramentos e demais materias litúrgicos como as túnicas do Padre, histolas, corporal, manustérgio, sanguíneo e passo tudo depois. Varro a Capela toda, lavo a parte externa semanalmente, arrumo o altar para a Missa, compro e ornamento o altar com flores nos finais de semana, saio para comprar o que a capela está precisando como vinho, hóstias e muito mais.


ARIEL O que você acha dessa Capela? É bonita? Como se sente aqui dentro?
MARIETA É a Capela mais linda desse Rio de Janeiro! (risos) As vezes eu estou sozinha nela e sento um pouco no banco para rezar e me emociono sozinha relambrando tudo que passei aqui! A comunidade também é muito carinhosa comigo. Aqui ganhei amigos de verdade!

ARIEL Conte-nos mais sobre a Cesta Básica que me falaram que foi idéia sua.
MARIETA Depois de 3 anos que vim trabalhar aqui, eu percebi que muita gente necessitada vinha na Capela pedir alimento. E nós na época não tínhamos condições nenhuma de atender esse pessoal. Então dei a idéia de incentivar a comunidade a trazer mensalmente pelo menos 1Kg de alimento não perecível para prepararmos uma Cesta Básica para que necessita. Visitávamos as famílias para vermos suas reais condições de vida. Na época começamos atendendo 6 famílias. Hoje já são mais de 40 cadastradas e fora os que vem aqui implorar. Se nós tivermos no momento nem que seja com um 1Kg de arroz nós damos a quem pede.

ARIEL E quanto ao Dízimo? Como ele é conduzido aqui?
MARIETA Foi em 2003 que a Marlene e o padre José Malenga que era o capelão na época implantaram a equipe do Dízimo. Começamos com menos de 10 dizimistas. hoje já chega a 30. Depois o padre George ficou com a responsabilidade de administrar essa área e desde 2007 é o Ariel e eu junto com a Supervisão direta do Padre Sérgio que organizamos e vemos a melhor maneira de usá-lo. O dízimo aqui ajuda muito. É ele que compra as hóstias, os folhetos da missa, os livros de canto, as túnicas e tudo que precisar para a celebração da Missa. Além das flores, o tecladista, ajudar pessoas carentes e muito mais! Inclusive foi o dinheiro do dízimo que nos possibilitou de colocar câmeras de vigilância na Capela e melhorar a aparelhagem de som. Para quem não sabe temos uma câmera interna e outra externa. E sempre agradecemos aos dizimistas que nos dão essa possibilidade de sempre melhorar nossa Capela. dá quem quer e o que pode dar. Não há um valor estipulado para isso.

ARIEL Você quer acrescentar mais alguma coisa?
MARIETA Queria convidar toda a comunidade para receber com muito carinho o nosso Bispo Dom Orani que virá nos visitar no dia 02 de dezembro deste ano. Ele reservou em sua agenda apertada esta quinta-feira para vir conhecer a nossa Capelinha. Gostaria também que toda a Diretoria SSVP junto com a presidente Ada esteja presente na Missa que Dom Orani presidirá as 19:00.

ARIEL obrigado Marieta! Espero que você fique mais 20 anos zelando por esta Capela!
MARIETA (Gargalhada) 20 anos eu não garanto, mas ainda tenho uns anos ainda para poder me aposentar! Valeu gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate