terça-feira, 7 de setembro de 2010

Blog da Capela visita o Convento de Santa Teresa

Nesta segunda, dia 6 de setembro, visitamos o Convento de Santa Teresa. Foi nesse lugar onde começou a ganhar vida o grande e famoso bairro de Santa Teresa e é também lá que se deve muito a história da Capela do Menino Deus. 


Assim que chegamos no portal de entrada e antes de subir toda ladeira que nos leva ao Convento nos deparamos com uma placa informativa que diz o seguinte sobre a história do Convento:


"Foi erguida em 1629 por Antônio Gomes do Desterro uma ermida em louvor a Nossa Senhora do Desterro dando o primeiro nome ao alugar: Morro do Desterro.

As Irmãs Francisca e Jacinta compraram a Chácara da Bica no Caminho do Matacavalo. hoje Rua Riachuelo, e lá instalaram um retiro e uma Capela dedicada ao Menino Deus. Foram auxiliadas pelo Governador Gomes Freire de Andrade, Conde Bobadela, e pelo Bispo Dom Antônio do desterro, na construção de um Convento cuja pedra fundamental foi lançada em 1750, na ermida do Desterro.

No ano seguinte, as irmãs e outras religiosas se transferiram para o Convento, sob a Regra Monástica de Santa Teresa. Porém essa Regra só veio a ser canonicamente professada pelas Irmãs em 1781. A Ordem é contemplatica e ascética, e suas religiosas vivem isolada, ou seja, enclausuradas, com o mundo exterior. Tais princípios definiram o espaço arquitetônico do Convento e da Igreja, que preservam o isolamento das Irmãs, inclusive nas Missas onde elas participam atrás de grades.

Os jardins do pátio onde estão a Igreja e o Convento possuem muitas roseiras que fazem lembrar as palavras de Santa Teresa do Menino Jesus, santa Carmelita do século XIX."


Depois subimos uma boa Ladeira onde fomos muito bem recebidos pelo jardineiro e pela recepcionista do Convento. Logo fomos convidados a conhecer um pouco mais sobre a vida dessas religiosas. 


Na portaria externa conhecemos várias curiosidades que poucos sabem. Fomos até o local por onde as irmãs enclausuradas recebem apenas duas visitais mensais. É uma imagem difícil para quem não está acostumado. A visita fica do outro lado da grade de onde está a Irmã. A grade tem um tipo de lâmina não muito pontiaguda, mas o que já é um aviso para não se aproximar muito.


Em seguida vimos o local por onde é passado comida, remédios e outras coisas que as Irmãs precisarem. É uma grande roda de madeira. Por lá, elas se comunicam com a funcionária do Convento que não as vêem, apenas ouvem.


Atualmente, as Religiosas podem sair do Convento para ir somente em médicos, o que até pouco tempo atrás nem isso podia. Em caso de emergência, as Irmãs acionam um barulhento sino para chamar.


Também encontramos uma "cela" que demonstra o lugar onde elas dormem. Onde tem uma imagem da falecida Irmã Madre Maria José de Jesus, onde as Religiosas rezam pela sua Canonização. diz a história que esta Madre era de uma família nobre, muito rica do Brasil naquela época e que ela largou todo o seu conforto  para viver isolada no Convento. Seu pai não a proibiu, mas jurou que nunca a iria visitar. e cumpriu com o seu juramento. 


No mesmo local existem vários azulejos com pinturas que contam a história da criação com gravuras de Adão e Eva.


Depois saímos e nos deparamos com o belo jardim com bastante rosas, onde estão a imagem de Santa Teresa e de São João da Cruz. Além de uma placa que homenagem o Governador Gomes Freire de Andrade que está sepultado no Convento.



Depois fomos visitar a belíssima Igreja. Não foi possível tirar fotos para que se possa preservar o Patrimônio.  Mas o que vi, transmito-lhes agora:

A igreja não é muito grande,mas também não é pequena. Comporta bastante pessoas. No fundo, há um confessionário. Se olharmos para cima, veremos suas belas janelas típicas de Igrejas constrídas naquela época.  Há dois altares com imagens, um de cada lado. Uma delas é de Santa Teresa. O piso é encantador. O altar é grande e tem detalhes em dourado. Ao lado esquerdo existe uma grande cela semelhante aquela por onde as Religiosas recebem as visitas, só que muito maior. É nesta cela que as religiosas participam da missa e não tem contato com outras pessoas que vem de fora. No canto da cela, há uma pequena porta por onde o Padre entrega a Comunhão a elas. O Presbitério é muito bonito. Tem imagens de anjos e no centro a Sagrada Família. Por sinal, o Menino Deus encontra-se de braços aberto e se olhar bem para o rosto dele notaremos uma enorme semelhança com a imagem do Menino Deus de nossa capelinha. Na sua cabeça, há uma linda e imponente coroa. 

Depois de terminada a visita e descendo a Ladeira rumo a saída do Convento, contemplamos sua vista onde podemos ver a Catedral Metropolitana e os Arcos da Lapa. Dizem que esta visão a muitos anos atrás era só mar. Não tinha nenhum desses grades prédios que vemos. O mar chegava até os Arcos da Lapa.


Assim terminamos a nossa visita. Ficamos de marcar um dia com uma das Religiosas mais antigas que possa nos explicar melhor sobre a História do Convento e da Capela do Menino Deus.

AS MISSAS NO CONVENTO DE SANTA TERESA ACONTECEM DIARIAMENTE.
DE SEGUNDA A SÁBADO: 7:00
DOMINGO: 8:00

HORÁRIO PARA VISITAÇÃO: SEGUNDA A SÁBADO: DE 9:00 AS 17:00
TELEFONE PARA CONTATO: (21) 2224-1040

SE QUISER SABER MAIS, LEIA A HISTÓRIA DA CAPELA PELO LINK:

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
Ariel Carvalho

4 comentários:

  1. Ariel, parabéns pela iniciativa. Você está nos proporcinando momentos valiosos. Conhecer a história dos lugares que frenquentamos, certamente, teremos outro olhar para cada detalhe que compõe a nossa capelinha e também o convento.
    Continue com seu trabalho, que está maravilhoso.
    Minha sugestão é fazer uma reportagem com o pessoal da Toca de Assis, conhecer o trabalho, onde fica, etc....

    ResponderExcluir
  2. VAMOS VER ESSA IDÉIA SIM! TUDO É MUITO BEM VINDO! ARIEL!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Gostei muito e fui visitar o convento. Fui bem recebido pelo jardineiro, mas não pude ver as irmãs, apenas as ouvi cantando o ofício divino pelas onze horas. Magnifico. Obrigado pela reportagem.

    ResponderExcluir

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate