domingo, 22 de agosto de 2010

Padre Sérgio celebra missa pela memória do Beato Frederico Ozanam

Hoje, na Missa das 9:00 na Capela do Menino Deus, o Padre Sérgio Sá celebrou a missa em memória do Beato Frederico Ozanam, o fundador da Sociedade são Vicente de Paulo.
 Hoje completa-se 13 anos de sua Beatificação realizado pela Papa João Paulo II.
Missa das 9:00 em memória ao Beato Frederico Ozanam
Padre Sérgio fazendo a Homilia
BREVE HISTÓRIA DO BEATO FREDERICO OZANAM: Frederico Ozanam, nasceu em 1813,  em uma família de treze irmãos, dos quais  somente sobreviveram três. Estudou Direito em Paris e posteriormente tornou-se o professor mais jovem da Sorbona. 
                                           Casou-se com Amélia Soulacroix, com quem teve uma filha. Morreu aos 40 anos de idade, porém,  nesses poucos anos,  foi capaz de estabelecer uma extraordinária obra  que não só adaptou o cristianismo à necessidades urgentes,  mas recuperou  o protagonismo de piedosa dedicação aos leigos na Igreja, num século onde a expansão de idéias anticlericais e contrárias à religião, cresciam significativamente.
                                               Foi em 1833, com apenas 20 anos de idade que começou a amadurecer a idéia da Sociedade São Vicente de Paulo.  Ozanam conheceu, durante seus anos de estudante,  a  Emmanuel Bailly, redator da revista Tribuna Católica, e  a  muitos outros personagens católicos durante as tertúlias do conde de Montalembert.  Bailly influenciou muitos outros jovens católicos e com o apoio destes  jovens foi que Ozanam pôs em prática, em 1833, a primeira Conferência.
                                                O objetivo dos primeiros  fundadores era, sobretudo,  o aprofundamento em sua vida cristã.  Dentre suas  inquietudes, expressava Frederico Ozanam que “quisera formar uma reunião de amigos que  trabalharam juntos num edifício científico, mas sob o pensamento católico”.  Por conseguinte,  começar colocando a ação caritativa num lugar central.  A isso  contribuiu teses levantadas por outros universitários,  que denunciavam que o cristianismo havia abandonado a ação caritativa da  antiguidade.
                                                Ozanam, assim, asseverou então que “desejaria que todos os  jovens,  de cabeça e de coração, se unissem para realizar uma obra caritativa,  e  que se formaria em todo o país, uma vasta associação generosa, destinada a aliviar as classes populares”.  Acreditando ser o modelo mais ajustado da fé o fato de consagrar-se às necessidades do irmão, deixou claro que Deus abençoaria esse apostolado pelas suas obras de caridade.
                                                Os jovens que formaram  a  primeira Conferência,  contaram, em seus primeiros passos, com a  ajuda de uma Filha da Caridade Cristã, Irmã Rosália Rendu,  mulher conhecida e reconhecida em Paris por sua ação caritativa. Irmã Rosália  os pôs em contato com as situações de pobreza em Paris, no final do século XIX , os animou e em muito auxiliou as  Conferências em seu crescimento. 
                                                Desde o princípio as Conferências se colocaram sob a proteção de São Vicente de Paulo.  A caridade era o eixo fundamental da Sociedade,  ainda  que as Conferências mantiveram sempre uma atenção especialíssima à formação e  ao enriquecimento da  fé de  seus  sócios. Mesmo porque, Ozanam afirma que “queremos que esta Sociedade de  caridade não seja um partido, nem uma escola ou confraria, senão que  seja  profundamente leiga e sem deixar de ser estritamente católica.”
                                                Frederico Ozanam morreu no ano de 1853, em Marsélia, depois de passar dura provação em decorrência de dolorosa enfermidade. 
                                                Em 22/08/1997, durante um encontro encontro mundial entre jovens, celebrado em Paris, o Papa João Paulo II beatificou Frederico Ozanam,  que foi um precursor do papel com que os leigos iriam desenvolver com brilhantismo no seio da Igreja, sendo um perfeito modelo de vida para a juventude.
A Comunidade Menino Deus assiste a Pregação do Padre Sérgio
Momento da Consagração
Os fiéis da Capela saindo da Celebração da Missa das 9:00

2 comentários:

Escreva no quadro ABAIXO seu comentário sobre esta postagem!

Translate